Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: ENSINO, LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36759
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2523
    "inscrito_id" => 5126
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo suscitar a discussão sobre o ensino da literatura no Ensino Médio nas escolas públicas, observando-se a relação entre o texto literário e o leitor e as possibilidades de se trabalhar a literatura numa perspectiva interdisciplinar diante de um cenário educacional que apresenta dificuldades na formação do leitor literário. Essa temática tem sido amplamente discutida no meio acadêmico e no âmbito escolar, tendo em vista o ensino de literatura ser intrinsecamente ligado ao ensino de língua portuguesa. Contudo, suas estratégias de ensino trazem à tona um texto literário de forma fragmentada, restrito a análises sintáticas e semânticas que o distanciam da formação do leitor literário. Um paradoxo que se origina justamente pelos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para se trabalhar o texto literário, o qual geralmente é utilizado em sala de aula por meio de atividades organizadas e orientadas pelo livro didático de língua portuguesa. Nesse aspecto, o estudo utiliza como metodologia uma revisão bibliográfica alicerçada nos pressupostos teóricos que abordam o ensino da literatura no Brasil, o letramento literário, o leitor e sua relação com a leitura literária e aspectos referentes à interdisciplinaridade. A partir dos pressupostos utilizados, foi possível observar que a literatura possui um caráter interdisciplinar à medida que suscita uma reflexão não fragmentada, mas amparada na humanização a partir do que proporcionam seus textos, os quais se apresentam como uma possibilidade de representação da realidade, interligando saberes e promovendo uma troca de sentidos. Dessa forma, as práticas de letramento literário podem favorecer o trabalho com a literatura sem fragmentações, de forma a estabelecer o pensamento interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5126_12092017162059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILMA LIANA SOARES GARCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HILMA LIANA"
    "autor_email" => "hilmaliana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36759
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2523
    "inscrito_id" => 5126
    "titulo" => "ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo suscitar a discussão sobre o ensino da literatura no Ensino Médio nas escolas públicas, observando-se a relação entre o texto literário e o leitor e as possibilidades de se trabalhar a literatura numa perspectiva interdisciplinar diante de um cenário educacional que apresenta dificuldades na formação do leitor literário. Essa temática tem sido amplamente discutida no meio acadêmico e no âmbito escolar, tendo em vista o ensino de literatura ser intrinsecamente ligado ao ensino de língua portuguesa. Contudo, suas estratégias de ensino trazem à tona um texto literário de forma fragmentada, restrito a análises sintáticas e semânticas que o distanciam da formação do leitor literário. Um paradoxo que se origina justamente pelos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para se trabalhar o texto literário, o qual geralmente é utilizado em sala de aula por meio de atividades organizadas e orientadas pelo livro didático de língua portuguesa. Nesse aspecto, o estudo utiliza como metodologia uma revisão bibliográfica alicerçada nos pressupostos teóricos que abordam o ensino da literatura no Brasil, o letramento literário, o leitor e sua relação com a leitura literária e aspectos referentes à interdisciplinaridade. A partir dos pressupostos utilizados, foi possível observar que a literatura possui um caráter interdisciplinar à medida que suscita uma reflexão não fragmentada, mas amparada na humanização a partir do que proporcionam seus textos, os quais se apresentam como uma possibilidade de representação da realidade, interligando saberes e promovendo uma troca de sentidos. Dessa forma, as práticas de letramento literário podem favorecer o trabalho com a literatura sem fragmentações, de forma a estabelecer o pensamento interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5126_12092017162059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILMA LIANA SOARES GARCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HILMA LIANA"
    "autor_email" => "hilmaliana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo suscitar a discussão sobre o ensino da literatura no Ensino Médio nas escolas públicas, observando-se a relação entre o texto literário e o leitor e as possibilidades de se trabalhar a literatura numa perspectiva interdisciplinar diante de um cenário educacional que apresenta dificuldades na formação do leitor literário. Essa temática tem sido amplamente discutida no meio acadêmico e no âmbito escolar, tendo em vista o ensino de literatura ser intrinsecamente ligado ao ensino de língua portuguesa. Contudo, suas estratégias de ensino trazem à tona um texto literário de forma fragmentada, restrito a análises sintáticas e semânticas que o distanciam da formação do leitor literário. Um paradoxo que se origina justamente pelos procedimentos metodológicos utilizados pelo professor para se trabalhar o texto literário, o qual geralmente é utilizado em sala de aula por meio de atividades organizadas e orientadas pelo livro didático de língua portuguesa. Nesse aspecto, o estudo utiliza como metodologia uma revisão bibliográfica alicerçada nos pressupostos teóricos que abordam o ensino da literatura no Brasil, o letramento literário, o leitor e sua relação com a leitura literária e aspectos referentes à interdisciplinaridade. A partir dos pressupostos utilizados, foi possível observar que a literatura possui um caráter interdisciplinar à medida que suscita uma reflexão não fragmentada, mas amparada na humanização a partir do que proporcionam seus textos, os quais se apresentam como uma possibilidade de representação da realidade, interligando saberes e promovendo uma troca de sentidos. Dessa forma, as práticas de letramento literário podem favorecer o trabalho com a literatura sem fragmentações, de forma a estabelecer o pensamento interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.