A LEITURA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA
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No que concerne à escola, sobretudo das primeiras séries, o papel de professor ocupa-se em incentivar o aluno a ler de diferentes formas que envolvam a construção de saberes através da interpretação e compreensão contínuas. Em contrariedade a esse prisma, algumas escolas ainda trabalham com a leitura voltando-se para habilidades mecânicas, a exemplo dos tais exercícios de interpretação de texto (interpretação de pontos isolados) e atividades que enunciem aspectos de pronúncia/decodificação. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho objetiva apresentar o ensino de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, evidenciando seus principais desafios e perspectivas para uma prática significativa. Fundamentando-se nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (1997), em Picolli e Camini (2012) e em Isabel Solé (1998), realizamos uma pesquisa bibliográfica na condução de discussões e resultados pertinentes ao nosso tema estudado. 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