Este artigo objetiva refletir, a partir de uma situação real de intervenção pedagógica articulando teoria e prática, numa dialogicidade entre os autores e a ação educativa. As categorias de trabalho foram os ofícios do professor e do aluno discutidas por Perrenoud (1995), que se imbricam na empreitada de atingir aprendizagem, tanto sob a ótica do aluno que, algumas vezes, não encontra sentido na aprendizagem escolar, como também na ótica do professor que, por algum motivo, não construiu bases sólidas para apoiar o sentido e a relevância que sua prática carregam, ou até mesmo diante da perda de sentido do trabalho escolar em meio à complexidade dos sistemas de ensino e das sociedades. Baseado em uma intervenção pedagógica em uma escola estadual da área urbana na cidade de Martins/RN, teve como participes, uma docente, o apoio pedagógico e dois alunos de sua turma. O trabalho com casos de ensino segundo Duek (2011), valoriza as experiências individuais e, ao mesmo tempo, coletivas, sendo ferramenta para encontrar significação e produção nos saberes que emergem da prática, Tardif (2008), permite reflexões sobre a práxis pedagógica no triângulo proposto por Schon (1997), reflexão que se faz necessária na ação, durante o processo e após a ação. Movidos por este processo reflexivo que parte da experiência pedagógica, encontra-se na teoria da ação comunicativa de Habermas (1996), no diálogo, na intersubjetividade e acordo válido os aportes para a construção de novos ofícios e sentidos na prática educativa. Através deste trabalho pudemos perceber a importância que a comunicação e a intersubjetividade exercem no ambiente escolar, pois através do diálogo pudemos intervir de forma colaborativa no processo ensino e aprendizagem, assim como no curso da construção do sentido da prática do professor (a), alunos e coordenação pedagógica.