Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSPIRAÇÃO DE ARIANO SUASSUNA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, PALAVRAS GERADORAS, INSPIRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1606
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => "A INSPIRAÇÃO DE ARIANO SUASSUNA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Reconhecidas como importantes para a criação de grandes poetas, as musas inspiradoras como a mulher, a lua ou a própria poesia, fazem parte do habitual literário. Assim, este artigo traz como inquietação a intenção de analisar o impacto que o entusiasmo criador de Ariano Suassuna na obra Sonetos com Mote Alheio pode causar no público da Educação de Jovens e Adultos no município de Patos, onde jovens de 18 a 29 anos que se afastaram do ensino regular em diferentes momentos retornam para concluir o Ensino Fundamental com uma bagagem cheia de experiências de vida, dissociadas de experiências de letramento. Dessa forma, está direcionada a proposta de socialização dos textos ilustrados da obra em sala de aula, promovendo um trabalho literário a partir da leitura, análise e interpretação dos Sonetos e das ilustrações feitas pelo próprio Ariano. A partir desta análise, buscar-se-á instigar os alunos a interpretarem versos e ilustrações, apresentando-os a possibilidade de abraçar como inspiração temas que se diferem do cotidiano literário, mas que fazem parte do cotidiano sertanejo local, servindo como motivação para a leitura compreensiva. Fazendo uso do modo como Paulo Freire organizava os seus círculos de cultura e conseguia com as “palavras geradoras” suscitar nos alunos a capacidade de fazer um reconhecimento de palavras e expressões tão presentes no cotidiano. Como consequência, espera-se uma experiência positiva de letramento literário, que será iniciada pela observação das atividades de leitura e escrita dos alunos envolvidos. Espera-se ainda que ao ler os Sonetos com Mote alheio e visualizar as xilogravuras, estes alunos possam associar palavras e situações propostas pelo autor, fazendo-se parte de uma criação literária e tornando possível a interação entre a obra proposta e o próprio desenvolvimento leitor e escritor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PALAVRAS GERADORAS, INSPIRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2075_10092017235756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1606
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => "A INSPIRAÇÃO DE ARIANO SUASSUNA: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Reconhecidas como importantes para a criação de grandes poetas, as musas inspiradoras como a mulher, a lua ou a própria poesia, fazem parte do habitual literário. Assim, este artigo traz como inquietação a intenção de analisar o impacto que o entusiasmo criador de Ariano Suassuna na obra Sonetos com Mote Alheio pode causar no público da Educação de Jovens e Adultos no município de Patos, onde jovens de 18 a 29 anos que se afastaram do ensino regular em diferentes momentos retornam para concluir o Ensino Fundamental com uma bagagem cheia de experiências de vida, dissociadas de experiências de letramento. Dessa forma, está direcionada a proposta de socialização dos textos ilustrados da obra em sala de aula, promovendo um trabalho literário a partir da leitura, análise e interpretação dos Sonetos e das ilustrações feitas pelo próprio Ariano. A partir desta análise, buscar-se-á instigar os alunos a interpretarem versos e ilustrações, apresentando-os a possibilidade de abraçar como inspiração temas que se diferem do cotidiano literário, mas que fazem parte do cotidiano sertanejo local, servindo como motivação para a leitura compreensiva. Fazendo uso do modo como Paulo Freire organizava os seus círculos de cultura e conseguia com as “palavras geradoras” suscitar nos alunos a capacidade de fazer um reconhecimento de palavras e expressões tão presentes no cotidiano. Como consequência, espera-se uma experiência positiva de letramento literário, que será iniciada pela observação das atividades de leitura e escrita dos alunos envolvidos. Espera-se ainda que ao ler os Sonetos com Mote alheio e visualizar as xilogravuras, estes alunos possam associar palavras e situações propostas pelo autor, fazendo-se parte de uma criação literária e tornando possível a interação entre a obra proposta e o próprio desenvolvimento leitor e escritor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, PALAVRAS GERADORAS, INSPIRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2075_10092017235756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Reconhecidas como importantes para a criação de grandes poetas, as musas inspiradoras como a mulher, a lua ou a própria poesia, fazem parte do habitual literário. Assim, este artigo traz como inquietação a intenção de analisar o impacto que o entusiasmo criador de Ariano Suassuna na obra Sonetos com Mote Alheio pode causar no público da Educação de Jovens e Adultos no município de Patos, onde jovens de 18 a 29 anos que se afastaram do ensino regular em diferentes momentos retornam para concluir o Ensino Fundamental com uma bagagem cheia de experiências de vida, dissociadas de experiências de letramento. Dessa forma, está direcionada a proposta de socialização dos textos ilustrados da obra em sala de aula, promovendo um trabalho literário a partir da leitura, análise e interpretação dos Sonetos e das ilustrações feitas pelo próprio Ariano. A partir desta análise, buscar-se-á instigar os alunos a interpretarem versos e ilustrações, apresentando-os a possibilidade de abraçar como inspiração temas que se diferem do cotidiano literário, mas que fazem parte do cotidiano sertanejo local, servindo como motivação para a leitura compreensiva. Fazendo uso do modo como Paulo Freire organizava os seus círculos de cultura e conseguia com as “palavras geradoras” suscitar nos alunos a capacidade de fazer um reconhecimento de palavras e expressões tão presentes no cotidiano. Como consequência, espera-se uma experiência positiva de letramento literário, que será iniciada pela observação das atividades de leitura e escrita dos alunos envolvidos. Espera-se ainda que ao ler os Sonetos com Mote alheio e visualizar as xilogravuras, estes alunos possam associar palavras e situações propostas pelo autor, fazendo-se parte de uma criação literária e tornando possível a interação entre a obra proposta e o próprio desenvolvimento leitor e escritor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.