As colônias de férias do GeoPark Araripe desenvolve atividades lúdicas proporcionado as crianças e adolescentes entre seis a quatorze anos de idade práticas educativas através de jogos, brincadeiras, oficinas e passeios para conhecer as riquezas naturas da região. O GeoPark Araripe é uma área delimitada, com um desenvolvimento econômico sustentável das populações que a habitam, tem ligações com o património geológico, natural, histórico, cultural, religioso, material e imaterial. Este trabalho tem como objetivo geral, analisar as prática educativas nas colônias de férias do GeoPark Araripe, e os objetivos específicos, caracterizar as colônias de férias do GeoPark Araripe; identificar ações especificas junto aos estagiários e coordenadores nas colônias de férias e apresentar a importâncias do profissional de Educação Físico nas colônias de férias do GeoPark Araripe. O trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de abordagens qualitativa e participante, que trata de conhecer a dinâmica do grupo em que o pesquisador esteja engajado. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram questionário semi-estruturados para sete estagiários do setor de Educação do GeoPark Araripe que já participaram da organização de no mínimo duas colônias de férias, entrevistas a dois coordenadores do mesmo setor e observações. Os resultados mostraram que as colônias de férias tem variedade em suas atividades, e tenta resgatar jogo e brincadeiras que estão sendo esquecidos pelas novas gerações. Trabalham com dinâmicas e oficinas educativas, mostrando a importância de reciclar, de cuidar do meio ambiente e de conservar e preservar a natureza. O projeto colônias de férias integra o lúdico ao papel educativo no período das férias escolares, e ainda possibilita as crianças e adolescentes conhecerem as riquezas da região e a divulgarem. As atividades educativas desenvolvidas nessa ação permitem aos seus participantes e estagiários um processo de ensino e aprendizagem fora do contexto escolar.