A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35403 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 6328 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade especial da educação que merece atenção, principalmente por ter como público alvo sujeitos que muitas vezes são excluídos da sociedade por não terem tido o direito a educação no tempo certo, ou que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Dessa maneira, o presente artigo pretende discutir através de estudos realizados na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentos, concepções e repercussões na prática pedagógica dessa educação, partindo especificamente dos estudos relacionados ao ideário freireano, buscando analisar e refletir sobre as influências dessa concepção de alfabetização a partir de uma experiência na atualidade, de um Projeto que utilizam dessa metodologia em seu dia-a-dia. Nesse trabalho tratamos do método Paulo Freire dentro de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, buscando a reflexão sobre as contribuições desse método não só no projeto analisado, mas também, na educação de jovens e adultos no decorrer da história e nos dias atuais. Teoricamente apresentamos uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, assim como nos aprofundamos em discorrer acerca do educador Paulo Freire e sobre o seu método de alfabetização. O referente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos referente à temática e de entrevistas e conversas informais com os sujeitos envolvidos dentro da proposta trabalhada. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro, com alguns questionamentos com a coordenadora geral e uma educadora do Projeto de Alfabetização. Os resultados demonstram que o Projeto analisado apresenta traços da metodologia freireana, pois procuram a partir da sua realidade desenvolver esse método não só com os educandos em sala de aula, mas também com as educadoras, pois ambos são reconhecidos e valorizados como sujeitos da transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDEÁRIO FREIREANO, ALFABETIZAÇÃO, SUJEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6328_29082017162031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35403 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 6328 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade especial da educação que merece atenção, principalmente por ter como público alvo sujeitos que muitas vezes são excluídos da sociedade por não terem tido o direito a educação no tempo certo, ou que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Dessa maneira, o presente artigo pretende discutir através de estudos realizados na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentos, concepções e repercussões na prática pedagógica dessa educação, partindo especificamente dos estudos relacionados ao ideário freireano, buscando analisar e refletir sobre as influências dessa concepção de alfabetização a partir de uma experiência na atualidade, de um Projeto que utilizam dessa metodologia em seu dia-a-dia. Nesse trabalho tratamos do método Paulo Freire dentro de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, buscando a reflexão sobre as contribuições desse método não só no projeto analisado, mas também, na educação de jovens e adultos no decorrer da história e nos dias atuais. Teoricamente apresentamos uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, assim como nos aprofundamos em discorrer acerca do educador Paulo Freire e sobre o seu método de alfabetização. O referente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos referente à temática e de entrevistas e conversas informais com os sujeitos envolvidos dentro da proposta trabalhada. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro, com alguns questionamentos com a coordenadora geral e uma educadora do Projeto de Alfabetização. Os resultados demonstram que o Projeto analisado apresenta traços da metodologia freireana, pois procuram a partir da sua realidade desenvolver esse método não só com os educandos em sala de aula, mas também com as educadoras, pois ambos são reconhecidos e valorizados como sujeitos da transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDEÁRIO FREIREANO, ALFABETIZAÇÃO, SUJEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6328_29082017162031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }