Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDEÁRIO FREIREANO, ALFABETIZAÇÃO, SUJEITOS Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35403
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 6328
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade especial da educação que merece atenção, principalmente por ter como público alvo sujeitos que muitas vezes são excluídos da sociedade por não terem tido o direito a educação no tempo certo, ou que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Dessa maneira, o presente artigo pretende discutir através de estudos realizados na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentos, concepções e repercussões na prática pedagógica dessa educação, partindo especificamente dos estudos relacionados ao ideário freireano, buscando analisar e refletir sobre as influências dessa concepção de alfabetização a partir de uma experiência na atualidade, de um Projeto que utilizam dessa metodologia em seu dia-a-dia. Nesse trabalho tratamos do método Paulo Freire dentro de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, buscando a reflexão sobre as contribuições desse método não só no projeto analisado, mas também, na educação de jovens e adultos no decorrer da história e nos dias atuais. Teoricamente apresentamos uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, assim como nos aprofundamos em discorrer acerca do educador Paulo Freire e sobre o seu método de alfabetização. O referente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos referente à temática e de entrevistas e conversas informais com os sujeitos envolvidos dentro da proposta trabalhada. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro, com alguns questionamentos com a coordenadora geral e uma educadora do Projeto de Alfabetização. Os resultados demonstram que o Projeto analisado apresenta traços da metodologia freireana, pois procuram a partir da sua realidade desenvolver esse método não só com os educandos em sala de aula, mas também com as educadoras, pois ambos são reconhecidos e valorizados como sujeitos da transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDEÁRIO FREIREANO, ALFABETIZAÇÃO, SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6328_29082017162031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35403
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 6328
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO IDEÁRIO FREIREANO EM UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA ATUALIDADE"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos é uma modalidade especial da educação que merece atenção, principalmente por ter como público alvo sujeitos que muitas vezes são excluídos da sociedade por não terem tido o direito a educação no tempo certo, ou que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Dessa maneira, o presente artigo pretende discutir através de estudos realizados na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentos, concepções e repercussões na prática pedagógica dessa educação, partindo especificamente dos estudos relacionados ao ideário freireano, buscando analisar e refletir sobre as influências dessa concepção de alfabetização a partir de uma experiência na atualidade, de um Projeto que utilizam dessa metodologia em seu dia-a-dia. Nesse trabalho tratamos do método Paulo Freire dentro de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, buscando a reflexão sobre as contribuições desse método não só no projeto analisado, mas também, na educação de jovens e adultos no decorrer da história e nos dias atuais. Teoricamente apresentamos uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, assim como nos aprofundamos em discorrer acerca do educador Paulo Freire e sobre o seu método de alfabetização. O referente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos referente à temática e de entrevistas e conversas informais com os sujeitos envolvidos dentro da proposta trabalhada. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro, com alguns questionamentos com a coordenadora geral e uma educadora do Projeto de Alfabetização. Os resultados demonstram que o Projeto analisado apresenta traços da metodologia freireana, pois procuram a partir da sua realidade desenvolver esse método não só com os educandos em sala de aula, mas também com as educadoras, pois ambos são reconhecidos e valorizados como sujeitos da transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDEÁRIO FREIREANO, ALFABETIZAÇÃO, SUJEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID6328_29082017162031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ZEFERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andrea_zsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A educação de jovens e adultos é uma modalidade especial da educação que merece atenção, principalmente por ter como público alvo sujeitos que muitas vezes são excluídos da sociedade por não terem tido o direito a educação no tempo certo, ou que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Dessa maneira, o presente artigo pretende discutir através de estudos realizados na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentos, concepções e repercussões na prática pedagógica dessa educação, partindo especificamente dos estudos relacionados ao ideário freireano, buscando analisar e refletir sobre as influências dessa concepção de alfabetização a partir de uma experiência na atualidade, de um Projeto que utilizam dessa metodologia em seu dia-a-dia. Nesse trabalho tratamos do método Paulo Freire dentro de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, buscando a reflexão sobre as contribuições desse método não só no projeto analisado, mas também, na educação de jovens e adultos no decorrer da história e nos dias atuais. Teoricamente apresentamos uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, assim como nos aprofundamos em discorrer acerca do educador Paulo Freire e sobre o seu método de alfabetização. O referente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos referente à temática e de entrevistas e conversas informais com os sujeitos envolvidos dentro da proposta trabalhada. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro, com alguns questionamentos com a coordenadora geral e uma educadora do Projeto de Alfabetização. Os resultados demonstram que o Projeto analisado apresenta traços da metodologia freireana, pois procuram a partir da sua realidade desenvolver esse método não só com os educandos em sala de aula, mas também com as educadoras, pois ambos são reconhecidos e valorizados como sujeitos da transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.