É perceptível no contexto do mercado de trabalho atual, a importância de um diploma de ensino superior. A exigência de qualificações e especializações já são habituais no cotidiano. A escolha profissional é determinada, geralmente, na juventude, período esse no qual a área do cérebro denominada córtex pré-frontal, está associado à tomada de decisões e é responsável pelo controle dos desejos e emoções, ainda está em maturação. Logo, uma série de fatores pode exercer influência sobre os adolescentes no processo de escolha por um curso de graduação. É no ensino médio, última etapa da educação básica, que esse processo ocorre com maior intensidade, e com o lançamento de alguns programas na área do ensino médio e técnico, como o MedioTec, pela presidência da república junto ao Ministério da Educação, tende a se tornar ainda mais crescente. O ensino técnico fundido ao médio possibilita a certificação para o estudante tanto do nível médio quanto do nível técnico. Além de trazer a possibilidade de o estudante escolher uma trajetória de informação. Com isso, foi realizada uma pesquisa constando cerca de quinze perguntas objetivas e discursivas sobre o curso, o anseio profissional e a forma como o meio influencia na escolha da graduação do indivíduo. A população para a pesquisa foi o corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista e a amostra se restringiu aos estudantes do quarto ano, dos cursos na modalidade integrada do ano de 2017. O objetivo era de analisar a relação dos alunos com o curso técnico que fazem e com o Instituto federal, bem como a influência de ambos na escolha do futuro profissional dos estudantes. De acordo com os dados obtidos, podemos perceber como as escolhas em relação à área de graduação muda e como o ensino técnico pode influenciar nessa escolha.