Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE HORTA VERTICAL COMO MÉTODO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINAR, HORTA VERTICAL, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Ambiental (EA) surgiu da preocupação da sociedade com o futuro da humanidade e com a qualidade de vida das futuras gerações. O termo surgiu, em 1965, durante a Conferência em Educação na Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, como parte primordial da educação de todos os cidadãos, e seria vista como sendo essencialmente conservação ou ecologia aplicada. A horta didática não deve apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas deve ser trabalhada como uma intervenção pedagógica. As atividades realizadas na horta vertical escolar ajudam o aluno a compreender a importância do meio ambiente, construir e adquirir novos conhecimentos de diferentes áreas. Baseado nesse pressuposto, os estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID– do subprojeto de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – realizou uma intervenção didática interdisciplinar, em uma escola pública do sistema estadual de educação, na cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Os participantes eram alunos do primeiro ano do ensino médio. Objetivo principal da intervenção era avaliar se com a implantação da Horta Vertical, a aprendizagem relacionada aos assuntos abordados poderia ser significativo, aplicou-se um questionário antes da intervenção didática. O mesmo questionário foi aplicado após a implantação da Horta, com a clara intenção de identificar se houve alguma mudança nos conhecimentos relacionados aos conteúdos discutidos. Após a análise dos dados obtidos, a partir dos 12 (doze) questionários aplicados antes e os 12 (doze) questionários aplicados após, percebeu-se que de inserir a Horta Vertical no ambiente escolar, percebeu-se que Horta vertical é uma importante ferramenta didática, já que foi efetivo, talvez por ter retirado o aluno da rotina e tê-los inserido em um contexto diferente da rotina escolar, ou seja, uma escola que busque uma aproximação com a realidade do aluno, oferecerá um contexto mais adequado para a assimilação de conhecimentos, especialmente os conceituais.

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