VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO NÍVEL MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38900 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 6331 "titulo" => "VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino da química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 à 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6331_12092017143729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IESSA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "IESSA DIAS" "autor_email" => "iessadias168@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38900 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 6331 "titulo" => "VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUÍMICA: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino da química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 à 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6331_12092017143729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IESSA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "IESSA DIAS" "autor_email" => "iessadias168@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }