ARTICULAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DO PME: ADAPTAÇÕES
POSSÍVEIS DE ACORDO COM O PNE.
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A partir\r\n da apresentação do Plano Nacional de Educação (PNE) no segundo semestre de 2014 tivemos um “conflito”\r\n inicial com as metas e prazos já determinados no plano nacional e, sem o devido fomento para cumprir\r\n algumas metas no período estipulado sem a previsão no orçamento municipal, tivemos problemas de viabilizar o plano. Embora entendessem a urgência em efetivar determinadas ações como\r\n a da meta 1 do (PNE) de universalizar a Educação Infantil de crianças de 4 e 5 anos nos deparamos com\r\n barreiras de ordens estrutural e orçamentária. Tivemos em julho de 2016 o início do monitoramento da\r\n Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Secretaria\r\n de Estado da Educação da Paraíba e Coordenadora do PAR Estadual. Com as orientações recebidas\r\n instituímos comissão de acompanhamento do PME. Buscamos parcerias para consolidar as estratégias\r\n firmadas a exemplo da realização do de um micro censo para verificar o nível de escolaridade da população.\r\n Houve tentativas de parcerias como com a Secretaria Municipal de Saúde com agentes comunitários, porém,\r\n devido a outras demandas destes, recorremos aos gestores das escolas que formaram equipes para colher os\r\n dados. Com isso, estamos num processo constante de avaliação e adaptação em prol da melhoria da\r\n educação em nosso município. 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