Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DO PME: ADAPTAÇÕES POSSÍVEIS DE ACORDO COM O PNE.

Palavra-chaves: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, GESTÃO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Ingá – PB que foi homologado em 2015. O documento é\r\n
      fruto de debates acerca das possibilidades de melhoria da educação considerando a realidade local. Para\r\n
      tanto, houve a chamada a participação de educadores, entidades e órgãos representativos da cidade. A partir\r\n
      da apresentação do Plano Nacional de Educação (PNE) no segundo semestre de 2014 tivemos um “conflito”\r\n
      inicial com as metas e prazos já determinados no plano nacional e, sem o devido fomento para cumprir\r\n
      algumas metas no período estipulado sem a previsão no orçamento municipal, tivemos problemas de viabilizar o plano. Embora entendessem a urgência em efetivar determinadas ações como\r\n
      a da meta 1 do (PNE) de universalizar a Educação Infantil de crianças de 4 e 5 anos nos deparamos com\r\n
      barreiras de ordens estrutural e orçamentária. Tivemos em julho de 2016 o início do monitoramento da\r\n
      Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Secretaria\r\n
      de Estado da Educação da Paraíba e Coordenadora do PAR Estadual. Com as orientações recebidas\r\n
      instituímos comissão de acompanhamento do PME. Buscamos parcerias para consolidar as estratégias\r\n
      firmadas a exemplo da realização do de um micro censo para verificar o nível de escolaridade da população.\r\n
      Houve tentativas de parcerias como com a Secretaria Municipal de Saúde com agentes comunitários, porém,\r\n
      devido a outras demandas destes, recorremos aos gestores das escolas que formaram equipes para colher os\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese do processo de construção, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Ingá – PB que foi homologado em 2015. O documento é fruto de debates acerca das possibilidades de melhoria da educação considerando a realidade local. Para tanto, houve a chamada a participação de educadores, entidades e órgãos representativos da cidade. A partir da apresentação do Plano Nacional de Educação (PNE) no segundo semestre de 2014 tivemos um “conflito” inicial com as metas e prazos já determinados no plano nacional e, sem o devido fomento para cumprir algumas metas no período estipulado sem a previsão no orçamento municipal, tivemos problemas de viabilizar o plano. Embora entendessem a urgência em efetivar determinadas ações como a da meta 1 do (PNE) de universalizar a Educação Infantil de crianças de 4 e 5 anos nos deparamos com barreiras de ordens estrutural e orçamentária. Tivemos em julho de 2016 o início do monitoramento da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e Coordenadora do PAR Estadual. Com as orientações recebidas instituímos comissão de acompanhamento do PME. Buscamos parcerias para consolidar as estratégias firmadas a exemplo da realização do de um micro censo para verificar o nível de escolaridade da população. Houve tentativas de parcerias como com a Secretaria Municipal de Saúde com agentes comunitários, porém, devido a outras demandas destes, recorremos aos gestores das escolas que formaram equipes para colher os dados. Com isso, estamos num processo constante de avaliação e adaptação em prol da melhoria da educação em nosso município.

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