Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL

Palavra-chaves: LIBRAS, PROFESSOR SURDO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35380
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1238
    "inscrito_id" => 6921
    "titulo" => "A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL"
    "resumo" => "A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, PROFESSOR SURDO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6921_09092017201021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA"
    "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35380
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1238
    "inscrito_id" => 6921
    "titulo" => "A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL"
    "resumo" => "A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, PROFESSOR SURDO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6921_09092017201021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA"
    "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.