MOHR, Matheus Fernando et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38922>. Acesso em: 05/11/2024 05:30
Este artigo busca apresentar e discutir a temática da educação ambiental à luz do conceito de “falha metabólica” entre ser humano e natureza desenvolvido originalmente por Karl Marx. Em termos de metodologia trata-se de um estudo teórico de natureza bibliográfica a partir de uma perspectiva dialética de interpretação da realidade. Resulta de reflexões na área da Educação Científica e Tecnológica consubstanciada em estudos em torno da economia política. A análise visa apresentar elementos para a ampliação do debate sobre a sustentabilidade ambiental ao discorrer sobre a crescente exploração dos nutrientes do solo no atual modo de produção que, por sua vez, coloca em risco a capacidade de produção e reprodução da existência humana. As reflexões apresentadas reiteram a necessidade de aprofundamento teórico no intuito de que se encontrem proposições para que a educação ambiental institua um diálogo de saberes, especialmente com a área das Ciências da Natureza, permitindo estabelecer processos didático-metodológicos que problematizem mais profundamente as contradições advindas dos processos de alfabetização científica e tecnológica em sua forma hegemônica, de caráter reducionista, centrada no ensino de conceitos. Por fim, reafirma a ideia de que carecemos ampliar a compreensão e os possíveis desdobramentos frente o paradoxo estabelecido no processo sócio-histórico, sob o qual, no mesmo tempo em que necessitamos crescer socialmente, precisamos economizar a natureza. Este trabalho contempla os estudos de doutoramento do autor junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, contando com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.