Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPRENSA BRASILEIRA E A EPIDEMIA DIAGNÓSTICA: AVALIAÇÃO DA COBERTURA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: EPIDEMIA DIAGNOSTICA, SAÚDE INFANTIL, ACCOUNTABILITY, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1165
    "inscrito_id" => 7206
    "titulo" => "A IMPRENSA BRASILEIRA E A EPIDEMIA DIAGNÓSTICA: AVALIAÇÃO DA COBERTURA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "Na atualidade, há preocupação justificada com a quantidade de diagnósticos envolvendo o TEA (transtorno do espectro autista), principalmente em crianças e adolescentes. A estimativa é de que uma em cada 160 crianças apresentem TEA (WHO, 2017). Em caráter interdisciplinar fundamentado nos preceitos de accountability da imprensa e meios de comunicação (CANELA, 2008; CASTELLS, 2015) e em conformidade com a literatura recente sobre transtornos mentais baseada no DSM-5, buscamos analisar como se dá a abordagem do TEA como pauta jornalística em determinados veículos de expressão no país. Considerando a pesquisa dos autores em três revistas de circulação nacional (Veja; Istoé; e Época) no período que compreende todo o ano de 2016 e os quatro primeiros meses de 2017, em um primeiro momento trazemos um panorama da cobertura de tais meios de imprensa a respeito o TEA, com o devido cotejamento das abordagens e diálogos realizados. Após busca no website Movimento Todos Pela Educação, especializado em clipping sobre essa área em particular, tentamos avaliar se a cobertura jornalística no Brasil colabora no sentido de informar a respeito do transtorno e colocar em pauta o cuidado necessário a um diagnóstico envolvendo o TEA ou, do contrário, ajuda a nublar o escopo diagnóstico sem observância do DSM-5, ratifica estigma(s) impreciso(s) e/ou informa erroneamente por motivo de desatualização ou de outro modo. Por conseguinte, a análise da cobertura se faz pertinente no diálogo com a preocupação supracitada no que tange a eventual existência de uma epidemia diagnóstica envolvendo o transtorno do espectro autista e suas implicâncias na saúde infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EPIDEMIA DIAGNOSTICA, SAÚDE INFANTIL, ACCOUNTABILITY, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7206_09092017144742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE SANCHEZ BAPTISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SANCHEZ"
    "autor_email" => "edilene.sanchez@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1165
    "inscrito_id" => 7206
    "titulo" => "A IMPRENSA BRASILEIRA E A EPIDEMIA DIAGNÓSTICA: AVALIAÇÃO DA COBERTURA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "Na atualidade, há preocupação justificada com a quantidade de diagnósticos envolvendo o TEA (transtorno do espectro autista), principalmente em crianças e adolescentes. A estimativa é de que uma em cada 160 crianças apresentem TEA (WHO, 2017). Em caráter interdisciplinar fundamentado nos preceitos de accountability da imprensa e meios de comunicação (CANELA, 2008; CASTELLS, 2015) e em conformidade com a literatura recente sobre transtornos mentais baseada no DSM-5, buscamos analisar como se dá a abordagem do TEA como pauta jornalística em determinados veículos de expressão no país. Considerando a pesquisa dos autores em três revistas de circulação nacional (Veja; Istoé; e Época) no período que compreende todo o ano de 2016 e os quatro primeiros meses de 2017, em um primeiro momento trazemos um panorama da cobertura de tais meios de imprensa a respeito o TEA, com o devido cotejamento das abordagens e diálogos realizados. Após busca no website Movimento Todos Pela Educação, especializado em clipping sobre essa área em particular, tentamos avaliar se a cobertura jornalística no Brasil colabora no sentido de informar a respeito do transtorno e colocar em pauta o cuidado necessário a um diagnóstico envolvendo o TEA ou, do contrário, ajuda a nublar o escopo diagnóstico sem observância do DSM-5, ratifica estigma(s) impreciso(s) e/ou informa erroneamente por motivo de desatualização ou de outro modo. Por conseguinte, a análise da cobertura se faz pertinente no diálogo com a preocupação supracitada no que tange a eventual existência de uma epidemia diagnóstica envolvendo o transtorno do espectro autista e suas implicâncias na saúde infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EPIDEMIA DIAGNOSTICA, SAÚDE INFANTIL, ACCOUNTABILITY, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7206_09092017144742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE SANCHEZ BAPTISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SANCHEZ"
    "autor_email" => "edilene.sanchez@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na atualidade, há preocupação justificada com a quantidade de diagnósticos envolvendo o TEA (transtorno do espectro autista), principalmente em crianças e adolescentes. A estimativa é de que uma em cada 160 crianças apresentem TEA (WHO, 2017). Em caráter interdisciplinar fundamentado nos preceitos de accountability da imprensa e meios de comunicação (CANELA, 2008; CASTELLS, 2015) e em conformidade com a literatura recente sobre transtornos mentais baseada no DSM-5, buscamos analisar como se dá a abordagem do TEA como pauta jornalística em determinados veículos de expressão no país. Considerando a pesquisa dos autores em três revistas de circulação nacional (Veja; Istoé; e Época) no período que compreende todo o ano de 2016 e os quatro primeiros meses de 2017, em um primeiro momento trazemos um panorama da cobertura de tais meios de imprensa a respeito o TEA, com o devido cotejamento das abordagens e diálogos realizados. Após busca no website Movimento Todos Pela Educação, especializado em clipping sobre essa área em particular, tentamos avaliar se a cobertura jornalística no Brasil colabora no sentido de informar a respeito do transtorno e colocar em pauta o cuidado necessário a um diagnóstico envolvendo o TEA ou, do contrário, ajuda a nublar o escopo diagnóstico sem observância do DSM-5, ratifica estigma(s) impreciso(s) e/ou informa erroneamente por motivo de desatualização ou de outro modo. Por conseguinte, a análise da cobertura se faz pertinente no diálogo com a preocupação supracitada no que tange a eventual existência de uma epidemia diagnóstica envolvendo o transtorno do espectro autista e suas implicâncias na saúde infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.