Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DINAMIZAÇÃO DA AULA DE GEOGRAFIA DA NATUREZA A PARTIR DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: AULA PARTICIPATIVA, JOGO DE TRILHA, TEMPO GEOLÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35104
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4962
    "inscrito_id" => 6571
    "titulo" => "A DINAMIZAÇÃO DA AULA DE GEOGRAFIA DA NATUREZA A PARTIR DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O desafio do ensino na atualidade é grande e requer do docente o desprendimento de sua prática habitual, de maneira a levá-lo a uma constante mudança. Nesse estudo é lançada a questão sobre a diferença entre as aulas participativas frente às tradicionais aulas expositivas, isso baseado no uso de meios que favoreçam a avaliação entre esses dois modelos e possam apontar aquele mais significativo. Como recurso didático foi escolhido à modalidade de jogos, por esse favorecer a ludicidade da prática pedagógica e ser mais atraente para os jovens. A história da utilização desse recurso na formação de jovens remonta às antigas civilizações e até os dias atuais continuam no imaginário e cotidiano de crianças e adolescentes, situação que nos motivou para a escolha dessa estratégia e da certeza de não estranhamento. A construção do Jogo de Trilha sobre o tema de “Escala do Tempo Geológico” e depois dos “Domínios Morfoclimáticos Brasileiros” resultou da possibilidade de transpor um conhecimento considerado complexo pelos estudantes em algo agradável e acessível. O resultado obtido foi entusiasmante e estimulou o desenvolvimento de competências ligadas à cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade por parte dos estudantes, além de apreensão sobre conhecimentos específicos sobre esses temas. Os estudantes consideraram a nova estratégia didática mais dinâmica e que facilitou a aprendizagem, confirmada na avaliação da unidade que apresentou aumento do desempenho referente aos temas abordados nos jogos. Finalmente, a experiência obtida foi estimulante e influenciará na produção de novos recursos ligados aos jogos ou dessa natureza no futuro, visando garantir o cumprimento do papel docente em promover aprendizagens significativas para nossos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA PARTICIPATIVA, JOGO DE TRILHA, TEMPO GEOLÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6571_17102017152119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO RICARDO BEZERRA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO MIRANDA"
    "autor_email" => "marcelomiranda@recife.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35104
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4962
    "inscrito_id" => 6571
    "titulo" => "A DINAMIZAÇÃO DA AULA DE GEOGRAFIA DA NATUREZA A PARTIR DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O desafio do ensino na atualidade é grande e requer do docente o desprendimento de sua prática habitual, de maneira a levá-lo a uma constante mudança. Nesse estudo é lançada a questão sobre a diferença entre as aulas participativas frente às tradicionais aulas expositivas, isso baseado no uso de meios que favoreçam a avaliação entre esses dois modelos e possam apontar aquele mais significativo. Como recurso didático foi escolhido à modalidade de jogos, por esse favorecer a ludicidade da prática pedagógica e ser mais atraente para os jovens. A história da utilização desse recurso na formação de jovens remonta às antigas civilizações e até os dias atuais continuam no imaginário e cotidiano de crianças e adolescentes, situação que nos motivou para a escolha dessa estratégia e da certeza de não estranhamento. A construção do Jogo de Trilha sobre o tema de “Escala do Tempo Geológico” e depois dos “Domínios Morfoclimáticos Brasileiros” resultou da possibilidade de transpor um conhecimento considerado complexo pelos estudantes em algo agradável e acessível. O resultado obtido foi entusiasmante e estimulou o desenvolvimento de competências ligadas à cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade por parte dos estudantes, além de apreensão sobre conhecimentos específicos sobre esses temas. Os estudantes consideraram a nova estratégia didática mais dinâmica e que facilitou a aprendizagem, confirmada na avaliação da unidade que apresentou aumento do desempenho referente aos temas abordados nos jogos. Finalmente, a experiência obtida foi estimulante e influenciará na produção de novos recursos ligados aos jogos ou dessa natureza no futuro, visando garantir o cumprimento do papel docente em promover aprendizagens significativas para nossos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA PARTICIPATIVA, JOGO DE TRILHA, TEMPO GEOLÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6571_17102017152119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO RICARDO BEZERRA DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO MIRANDA"
    "autor_email" => "marcelomiranda@recife.ifp"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O desafio do ensino na atualidade é grande e requer do docente o desprendimento de sua prática habitual, de maneira a levá-lo a uma constante mudança. Nesse estudo é lançada a questão sobre a diferença entre as aulas participativas frente às tradicionais aulas expositivas, isso baseado no uso de meios que favoreçam a avaliação entre esses dois modelos e possam apontar aquele mais significativo. Como recurso didático foi escolhido à modalidade de jogos, por esse favorecer a ludicidade da prática pedagógica e ser mais atraente para os jovens. A história da utilização desse recurso na formação de jovens remonta às antigas civilizações e até os dias atuais continuam no imaginário e cotidiano de crianças e adolescentes, situação que nos motivou para a escolha dessa estratégia e da certeza de não estranhamento. A construção do Jogo de Trilha sobre o tema de “Escala do Tempo Geológico” e depois dos “Domínios Morfoclimáticos Brasileiros” resultou da possibilidade de transpor um conhecimento considerado complexo pelos estudantes em algo agradável e acessível. O resultado obtido foi entusiasmante e estimulou o desenvolvimento de competências ligadas à cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade por parte dos estudantes, além de apreensão sobre conhecimentos específicos sobre esses temas. Os estudantes consideraram a nova estratégia didática mais dinâmica e que facilitou a aprendizagem, confirmada na avaliação da unidade que apresentou aumento do desempenho referente aos temas abordados nos jogos. Finalmente, a experiência obtida foi estimulante e influenciará na produção de novos recursos ligados aos jogos ou dessa natureza no futuro, visando garantir o cumprimento do papel docente em promover aprendizagens significativas para nossos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.