A virologia é parte da microbiologia, e se encarrega de nos ajudar a compreender o estudo sobre os vírus. Os vírus são organismos extremamente simples, diferindo dos demais seres vivos por não possuírem organização celular, metabolismo próprio e por não serem capazes de se multiplicar sem auxílio de uma célula hospedeira. São parasitas intracelulares obrigatórios de grande importância médica, responsáveis por boa parte das doenças infecto contagiosas atuais. A deficiência de conhecimento em virologia é notória nas Instituições de Ensino, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas são limitadas, o que torna o processo de ensino aprendizagem defasado. Visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, onde maior parte das escolas não possuem recursos financeiros para a manutenção de laboratórios de microbiologia, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo didático sobre virologia, possibilitando aos alunos aquisição de conhecimento de maneira eficaz e descontraída. O jogo criado é um jogo de cartas, contendo gravuras dos respectivos vírus causadores de doenças, uma breve descrição das suas características e ao rodapé da carta valores que simulam defesa e ataque dos vírus. O jogo de cartas foi intitulado “Virotack”. Para a confecção do mesmo foram utilizadas cartas de baralho tradicionais contendo 54 cartas, os programas Word e PowerPoint para montagem gráfica das cartas e posteriormente impressas, cortadas e coladas ao baralho. O jogo foi aplicado no Colégio e Curso Específico localizado no bairro de Casa Amarela no Munícipio de Recife-PE, numa turma de 10 alunos do 1º ano do Ensino Médio, divididos em grupos de 05 alunos, para jogar cada aluno recebeu 06 cartas, as regras seguem, cada um descarta uma carta e aquele com maior valor de ataque ou defesa arrasta as demais, ganha aquele que conseguir ganhar todas as cartas ao final. Posteriormente a aula prática foi aplicado um questionário avaliativo com os discentes e o docente. Os resultados obtidos mostraram 50% de absorção do conteúdo, proporcionando novas informações anteriormente desconhecidas, despertando assim, a curiosidade e o interesse dos alunos, o que corrobora com a literatura quando utilizadas estratégias semelhantes. Desta forma, foi concluído, que o jogo aplicado, aumentou de maneira significativa, a fixação do conteúdo abordado, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.