Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do professor de educação física no ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu-CE. Este estudo caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa de cunho exploratório e de campo. O ambiente de investigação foram quatro escolas da rede municipal de ensino. Para a concretização da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado composto por cinco perguntas subjetivas destinadas aos professores (pedagogos e Educação Física) e cinco perguntas subjetivas destinadas aos diretores das escolas, totalizando 10 perguntas. Verificou-se através das falas dos sujeitos investigados que a presença do professor de educação física é importante no ensino fundamental I e que sua inexistência nas séries iniciais pode afetar de forma direta ou indiretamente no desenvolvimento dos discentes. Constatou-se que as aulas de educação física do 1º ao 5º ano são ministradas pelos pedagogos e os sujeitos reconhecem que as aulas de educação física nesta faixa etária são relevantes, pois a partir de suas práticas os educandos poderão conhecer melhor o seu corpo, socializar-se com os colegas, ampliar os valores humanos de modo a propiciar o desenvolvimento pleno. Averiguou-se também que os sujeitos desconhecem que a inexistência do professor de educação física nesta faixa etária deve-se a falta de especificidade da legislação que norteia a educação nacional a LDB. Conclui-se que a educação física representa um papel significativo na formação integral dos discentes, fazendo-se necessárias reflexões por parte dos representantes dos órgãos governamentais (responsáveis), bem como dos profissionais envolvidos neste cenário educacional os diretores, coordenadores e representantes das secretarias acerca da composição do campo de ensino e importância do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.