Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE IGUATU-CE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35360
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 2695
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE IGUATU-CE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do professor de educação física no ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu-CE. Este estudo caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa de cunho exploratório e de campo. O ambiente de investigação foram quatro escolas da rede municipal de ensino. Para a concretização da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado composto por cinco perguntas subjetivas destinadas aos professores (pedagogos e Educação Física) e cinco perguntas subjetivas destinadas aos diretores das escolas, totalizando 10 perguntas. Verificou-se através das falas dos sujeitos investigados que a presença do professor de educação física é importante no ensino fundamental I e que sua inexistência nas séries iniciais pode afetar de forma direta ou indiretamente no desenvolvimento dos discentes. Constatou-se que as aulas de educação física do 1º ao 5º ano são ministradas pelos pedagogos e os sujeitos reconhecem que as aulas de educação física nesta faixa etária são relevantes, pois a partir de suas práticas os educandos poderão conhecer melhor o seu corpo, socializar-se com os colegas, ampliar os valores humanos de modo a propiciar o desenvolvimento pleno. Averiguou-se também que os sujeitos desconhecem que a inexistência do professor de educação física nesta faixa etária deve-se a falta de especificidade da legislação que norteia a educação nacional a LDB. Conclui-se que a educação física representa um papel significativo na formação integral dos discentes, fazendo-se necessárias reflexões por parte dos representantes dos órgãos governamentais (responsáveis), bem como dos profissionais envolvidos neste cenário educacional os diretores, coordenadores e representantes das secretarias acerca da composição do campo de ensino e importância do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental I."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2695_09092017151504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATLINA CORREIA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "KATLINA"
    "autor_email" => "katlina.galdino@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35360
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1178
    "inscrito_id" => 2695
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE IGUATU-CE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do professor de educação física no ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu-CE. Este estudo caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa de cunho exploratório e de campo. O ambiente de investigação foram quatro escolas da rede municipal de ensino. Para a concretização da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado composto por cinco perguntas subjetivas destinadas aos professores (pedagogos e Educação Física) e cinco perguntas subjetivas destinadas aos diretores das escolas, totalizando 10 perguntas. Verificou-se através das falas dos sujeitos investigados que a presença do professor de educação física é importante no ensino fundamental I e que sua inexistência nas séries iniciais pode afetar de forma direta ou indiretamente no desenvolvimento dos discentes. Constatou-se que as aulas de educação física do 1º ao 5º ano são ministradas pelos pedagogos e os sujeitos reconhecem que as aulas de educação física nesta faixa etária são relevantes, pois a partir de suas práticas os educandos poderão conhecer melhor o seu corpo, socializar-se com os colegas, ampliar os valores humanos de modo a propiciar o desenvolvimento pleno. Averiguou-se também que os sujeitos desconhecem que a inexistência do professor de educação física nesta faixa etária deve-se a falta de especificidade da legislação que norteia a educação nacional a LDB. Conclui-se que a educação física representa um papel significativo na formação integral dos discentes, fazendo-se necessárias reflexões por parte dos representantes dos órgãos governamentais (responsáveis), bem como dos profissionais envolvidos neste cenário educacional os diretores, coordenadores e representantes das secretarias acerca da composição do campo de ensino e importância do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental I."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2695_09092017151504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATLINA CORREIA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "KATLINA"
    "autor_email" => "katlina.galdino@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do professor de educação física no ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu-CE. Este estudo caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa de cunho exploratório e de campo. O ambiente de investigação foram quatro escolas da rede municipal de ensino. Para a concretização da pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado composto por cinco perguntas subjetivas destinadas aos professores (pedagogos e Educação Física) e cinco perguntas subjetivas destinadas aos diretores das escolas, totalizando 10 perguntas. Verificou-se através das falas dos sujeitos investigados que a presença do professor de educação física é importante no ensino fundamental I e que sua inexistência nas séries iniciais pode afetar de forma direta ou indiretamente no desenvolvimento dos discentes. Constatou-se que as aulas de educação física do 1º ao 5º ano são ministradas pelos pedagogos e os sujeitos reconhecem que as aulas de educação física nesta faixa etária são relevantes, pois a partir de suas práticas os educandos poderão conhecer melhor o seu corpo, socializar-se com os colegas, ampliar os valores humanos de modo a propiciar o desenvolvimento pleno. Averiguou-se também que os sujeitos desconhecem que a inexistência do professor de educação física nesta faixa etária deve-se a falta de especificidade da legislação que norteia a educação nacional a LDB. Conclui-se que a educação física representa um papel significativo na formação integral dos discentes, fazendo-se necessárias reflexões por parte dos representantes dos órgãos governamentais (responsáveis), bem como dos profissionais envolvidos neste cenário educacional os diretores, coordenadores e representantes das secretarias acerca da composição do campo de ensino e importância do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.