O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da implantação do Polo da UAB no município de São Bento – PB, na região do médio Piranhas e suas adjacências, considerando as perspectivas para o desenvolvimento humano a partir do aumento da população que dispõe de formação em nível superior. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, realizada a partir da leitura de livros e artigos. O estudo apresentou-se relevante, enfatizando a importância do uso das ferramentas tecnológicas como um dos fatores essenciais à educação superior contemporânea. Os resultados retratam a situação dos habitantes, no tocante ao quantitativo de formação em nível superior, demonstrando baixos índices ao longo das décadas, em relação a muitas cidades vizinhas. A pesquisa comparou a taxa da população com nível superior completo entre municípios geograficamente semelhantes, além de analisar a situação do estado da Paraíba e do Brasil. São Bento-PB apresenta a menor representação entre as espacialidades apresentadas, com apenas 2,99% de sua população com mais de 25 anos possuindo algum diploma de nível superior. No ranking de desenvolvimento da educação, a cidade aparece na preocupante posição 190º entre os 223 municípios paraibanos, mesmo com ferramentas que englobam tecnologia, informação, e que vem ao encontro das necessidades da educação superior contemporânea, preocupada em preparar sujeitos para viver com autonomia na atual configuração da sociedade. Portanto, torna-se um grande desafio de educar-se a distância, pois é preciso diversificar as orientações aos alunos, professores, tutores, técnicos e gestores, buscando nesse contexto, uma maior qualidade no sistema educativo, salientando a importância da satisfação do educando para se alcançar o objetivo proposto, e assim iniciar e concluir os estudos satisfatoriamente.