Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER ATRAVÉS DO BRINCAR, É UMA FORMA DE EDUCAR?

Palavra-chaves: LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35355
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 10152
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER ATRAVÉS DO BRINCAR, É UMA FORMA DE EDUCAR?"
    "resumo" => "Esse trabalho foi elaborado em conjunto pelas estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Com o intuito de abordar a importância do lúdico tanto na Educação Infantil, quanto no primeiro ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, buscando compreender se aprender através do brincar, é uma forma de educar? Tendo em vista que as brincadeiras servem como caminho para a construção do conhecimento, desenvolvendo o cognitivo das crianças através do lúdico. Com essa pesquisa, observamos que o lúdico como forma de aprendizagem, se bem aplicada, traz grandes transformações para a vida das crianças em todos os sentidos, ou seja, a criança se desenvolve integralmente.  A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico e também foi utilizada a pesquisa de campo, explicativa e exploratória. Nos debruçamos para o embasamento teórico, em autores como: Kishimoto(1993), Vygotsky (1979), Zanluchi (2005), entre outros, com o objetivo de analisar as problemáticas que envolvem a temática em questão, como também comparar a sua aplicabilidade tanto em uma escola da rede pública, como em uma escola da rede privada. Compreendemos com a elaboração dessa pesquisa que educar através da ludicidade é fundamental, pois ela auxilia a criança a manter o seu equilíbrio com o mundo a sua volta, através dos sonhos e fantasias, em que o faz-de-conta muitas vezes misturada com a realidade, permitindo que a criança tenha mais autonomia diante das decisões, como também a torna cada vez mais sociável. Sendo assim, quando o educador exerce seu papel com seriedade e auxiliando as crianças a manterem seu equilíbrio com o mundo através da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras, o resultado para um melhor aprendizado, será muito mais satisfatório para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID10152_16102017215443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE ARAÚJO DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE "
    "autor_email" => "girlenealbuquerque@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35355
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 10152
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER ATRAVÉS DO BRINCAR, É UMA FORMA DE EDUCAR?"
    "resumo" => "Esse trabalho foi elaborado em conjunto pelas estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Com o intuito de abordar a importância do lúdico tanto na Educação Infantil, quanto no primeiro ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, buscando compreender se aprender através do brincar, é uma forma de educar? Tendo em vista que as brincadeiras servem como caminho para a construção do conhecimento, desenvolvendo o cognitivo das crianças através do lúdico. Com essa pesquisa, observamos que o lúdico como forma de aprendizagem, se bem aplicada, traz grandes transformações para a vida das crianças em todos os sentidos, ou seja, a criança se desenvolve integralmente.  A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico e também foi utilizada a pesquisa de campo, explicativa e exploratória. Nos debruçamos para o embasamento teórico, em autores como: Kishimoto(1993), Vygotsky (1979), Zanluchi (2005), entre outros, com o objetivo de analisar as problemáticas que envolvem a temática em questão, como também comparar a sua aplicabilidade tanto em uma escola da rede pública, como em uma escola da rede privada. Compreendemos com a elaboração dessa pesquisa que educar através da ludicidade é fundamental, pois ela auxilia a criança a manter o seu equilíbrio com o mundo a sua volta, através dos sonhos e fantasias, em que o faz-de-conta muitas vezes misturada com a realidade, permitindo que a criança tenha mais autonomia diante das decisões, como também a torna cada vez mais sociável. Sendo assim, quando o educador exerce seu papel com seriedade e auxiliando as crianças a manterem seu equilíbrio com o mundo através da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras, o resultado para um melhor aprendizado, será muito mais satisfatório para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCAR, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID10152_16102017215443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE ARAÚJO DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE "
    "autor_email" => "girlenealbuquerque@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho foi elaborado em conjunto pelas estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Com o intuito de abordar a importância do lúdico tanto na Educação Infantil, quanto no primeiro ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, buscando compreender se aprender através do brincar, é uma forma de educar? Tendo em vista que as brincadeiras servem como caminho para a construção do conhecimento, desenvolvendo o cognitivo das crianças através do lúdico. Com essa pesquisa, observamos que o lúdico como forma de aprendizagem, se bem aplicada, traz grandes transformações para a vida das crianças em todos os sentidos, ou seja, a criança se desenvolve integralmente. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico e também foi utilizada a pesquisa de campo, explicativa e exploratória. Nos debruçamos para o embasamento teórico, em autores como: Kishimoto(1993), Vygotsky (1979), Zanluchi (2005), entre outros, com o objetivo de analisar as problemáticas que envolvem a temática em questão, como também comparar a sua aplicabilidade tanto em uma escola da rede pública, como em uma escola da rede privada. Compreendemos com a elaboração dessa pesquisa que educar através da ludicidade é fundamental, pois ela auxilia a criança a manter o seu equilíbrio com o mundo a sua volta, através dos sonhos e fantasias, em que o faz-de-conta muitas vezes misturada com a realidade, permitindo que a criança tenha mais autonomia diante das decisões, como também a torna cada vez mais sociável. Sendo assim, quando o educador exerce seu papel com seriedade e auxiliando as crianças a manterem seu equilíbrio com o mundo através da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras, o resultado para um melhor aprendizado, será muito mais satisfatório para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.