Esse trabalho foi elaborado em conjunto pelas estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Com o intuito de abordar a importância do lúdico tanto na Educação Infantil, quanto no primeiro ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais, buscando compreender se aprender através do brincar, é uma forma de educar? Tendo em vista que as brincadeiras servem como caminho para a construção do conhecimento, desenvolvendo o cognitivo das crianças através do lúdico. Com essa pesquisa, observamos que o lúdico como forma de aprendizagem, se bem aplicada, traz grandes transformações para a vida das crianças em todos os sentidos, ou seja, a criança se desenvolve integralmente. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico e também foi utilizada a pesquisa de campo, explicativa e exploratória. Nos debruçamos para o embasamento teórico, em autores como: Kishimoto(1993), Vygotsky (1979), Zanluchi (2005), entre outros, com o objetivo de analisar as problemáticas que envolvem a temática em questão, como também comparar a sua aplicabilidade tanto em uma escola da rede pública, como em uma escola da rede privada. Compreendemos com a elaboração dessa pesquisa que educar através da ludicidade é fundamental, pois ela auxilia a criança a manter o seu equilíbrio com o mundo a sua volta, através dos sonhos e fantasias, em que o faz-de-conta muitas vezes misturada com a realidade, permitindo que a criança tenha mais autonomia diante das decisões, como também a torna cada vez mais sociável. Sendo assim, quando o educador exerce seu papel com seriedade e auxiliando as crianças a manterem seu equilíbrio com o mundo através da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras, o resultado para um melhor aprendizado, será muito mais satisfatório para todos.