Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FUNÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA E SEUS DESCONTENTES

Palavra-chaves: CRÍTICA LITERÁRIA, CORRENTES TEÓRICAS LITERÁRIAS, TEORIA LITERÁRIA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade compreender a função da crítica literária como validadora de uma obra. A teoria literária, que se configura como uma proposta de interpretação do fenômeno literário, é uma construção discursiva da qual participam muitos agentes, inclusive os autores e os leitores. Diante disso, para dar conta das produções literárias, compreender seus mecanismos de realização do modo mais eficiente possível, temos diversos movimentos teóricos importantes. A crítica literária utiliza-se da teoria literária para afirmar se a proposta da interpretação da obra literária é válida como expressão artística. Aquela divide com a escola e a universidade a função de julgar a produção literária de seu tempo, estabelecendo o que cada época julga importante em termos artísticos e culturais. A abordagem da teoria literária, no julgamento crítico, é definida em cada tempo, submetida às determinações históricas e aos movimentos da cultura. Não podemos afirmar, assim, que uma teoria é melhor que outra, ela é, antes de tudo, reflexiva e questionada de acordo com os critérios estabelecidos. Assim, para atingirmos o objetivo das discussões propostas, estruturamos a organização da reflexão pretendida em quatro momentos de discussões. No primeiro, temos a introdução, em que analisamos a compreensão da literatura, a constituição da teoria literária e de como a crítica se utiliza desta para sustentar a sua interpretação. No segundo, discutiremos sobre as principais características de cinco correntes literárias: Determinismo e Formalismo, A crítica estilística e a Nova Crítica, Estruturalismo, Sociologia da Literatura e Estética da Recepção. No terceiro, refletimos as teorias a respeito da constituição literária, elaboradas pelo poeta, dramaturgo e crítico inglês Thomas Stearns Eliot (1888 – 1965). Por fim, no quarto momento, direcionamos as reflexões sobre as constantes oscilação de métodos e bases teóricas sobre a análise de uma obra literária.

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