A IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: POR UMA PRÁTICA IMPREGNADA DE SENTIDOS.
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A ideia de trilhar por esse caminho cria em nós expectativas de podermos documentar o que os alunos e alunas fazem, o que pensam e suas inquietações, dificuldades, conquistas, impressões e produções intelectuais em torno do fazer docente. Consideramos que possibilitar alunos e alunas a narrem suas experiências e suas histórias permitirá melhor compreendermos esse processo formativo que vivenciam e ressignificá-lo continuamente. Dar voz às narrativas é permitir que cada texto abra às várias possibilidades de leitura colaborando com cada leitor de forma distinta trazendo a estes, novos sentidos de experiências, aprendizagens e modos de conduzir o ensino. Por isso o trabalho com narrativa é um trabalho formativo, criativo e autônomo direcionado por todos os envolvidos desencadeando um processo formativo e auto formativo. Ao narrar, tanto pesquisador, quanto pesquisado tem a possibilidade de se perceber e até mesmo reconstruir trajetórias, dando-lhes novos significados e de transformar a própria realidade. Em geral, as vozes dentro da escola são pouco ouvidas, sobretudo de alunos e alunas. São vozes silenciadas daqueles que tradicionalmente foram esquecidos no que se refere ao direito de compartilhar, de expressar-se ou de opinar. Por isso, consideramos importante ouvi-los. E o que a escuta do outro imprime em nossas aprendizagens? A escuta do outro nos permite atribuir novos significados, nos permite pensar em novos projetos e em novos rumos. Dar a escuta ao outro vai nos permitindo refletir sobre os processos formativos e práticas pedagógicas dos quais estamos implicados no cotidiano escolar. Educandos e educadores precisam ser pensados como sujeitos ativos capazes de construírem conhecimento a partir de relações dialógicas que conseguem estabelecer. Todas as experiências são de suma importância, todas merecem atenção. É refletindo sobre elas que teremos acesso a novos conhecimentos e novos posicionamentos que apontam para possibilidade de uma escola mais humana e transformadora. 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