Muitas práticas nos tempos atuais ainda são fundamentadas na transmissão de informações, tendo como recurso principal o livro didático, tornando o ensino monótono, desprazeroso e pouco atrativo aos alunos. As estratégias de ensino nas aulas de ciências ainda estão ligadas ao ensino expositivo, o que amplia o estigma do tema. É necessário o aperfeiçoamento da prática docente, estimulando os alunos ao interesse pelo estudo da ciência. Tal afirmação reforça que o ensino de ciências passou de uma etapa de apresentação da Ciência como indiferente e neutra para uma representação interdisciplinar. Nesse sentido, a pesquisa visou identificar o perfil dos docentes que atuam na área de ciências naturais do município de Aldeias Altas/MA, assim como verificar suas percepções diante do ensino de ciências atual oferecido nas redes públicas que trabalham. A metodologia aplicada foi do tipo qualitativa e de campo, por meio de observações e aplicação de questionário, a fim de verificar as dificuldades dos professores com a abordagem do ensino de ciências e o que eles mais buscam de melhoria para a aprendizagem dos seus alunos, além das observações realizadas nas escolas. Os resultados mostraram as maiores dificuldades dos professores ao ministrar as aulas de ciências, assim como demonstraram a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos para que haja uma aprendizagem significativa, além da disposição dos próprios professores em utilizarem metodologias diferenciadas para melhor atender a turma. Assim, conclui-se o quanto é importante a investigação da percepção dos professores em relação à prática docente no ensino, assim como as demais disciplinas, para que assim possa se identificar suas inquietações, dificuldades, desafios e perspectivas e todos juntos poder desenvolver novos procedimentos e construir diversas metodologias para promover o aprendizado e a troca de informações.