Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS COM MATÉRIAIS ALTERNATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino fundamental e médio alternativo da rede publica no Brasil, que tem por finalidade atender as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. Estudos voltados para a modalidade EJA mostram a necessidade de práticas metodológicas que estimulem os alunos, tornando-os sujeitos ativos e motivados a buscar o conhecimento durante as aulas. Nesse contexto, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nesse sentido, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, assim, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido para promover a interação entre teoria e prática do ensino de química na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, o presente trabalho, teve como objetivo principal, utilizar atividades experimentais, com materiais de baixo custo, para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ciclo V da EJA de três escolas publicas de Campina Grande – PB. Foram realizados dois experimentais de caráter de investigativo para turmas do ciclo V da EJA com a finalidade de promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química. Os dois experimentos, intitulados “Determinação da densidade: Torre de líquidos” e “Reações químicas: Produção de foguete”, foram realizados em sala de aula, mostrando aos alunos e professores onde adquirir e como fazer os materiais para realização dos mesmos. Após a realização dos experimentos foi aplicado aos alunos um questionário composto por perguntas objetivas, relacionadas às temáticas do processo investigativo, para verificar se os experimentos contribuíram para o seu aprendizado. Os resultados obtidos mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos despertaram um maior interesse por partes dos mesmos e estimularam a aprendizagem.

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