Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 178
O ENSINO MOBILIZADO PELA TECNOLOGIA EDUCATIVA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA O AMBIENTE EAD

Palavra-chaves: ENSINO, TECNOLOGIA, SABERES Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Cada vez mais o processo pedagógico está sendo construído em plataformas digitais, o que pode favorecer o acesso de um maior número de pessoas que não possuem tempo ou disponibilidade de locomoção para aulas presenciais, a exemplo da EaD - Educação a Distância, sendo necessário que os professores estejam preparados para Ser e Fazer a educação mediada pelas tecnologias. A Educação a Distância é uma modalidade educativa diferente das demais pelas características e especificidades que as distingue. Apresenta-se como uma opção eficiente para atender uma demanda de educação inicial ou continuada, pela democratização, acesso e interiorização do ensino, sendo considerada ferramenta de inclusão social, o que despertou o interesse na seguinte problematização: quais os saberes e práticas docentes utilizados pelos professores do ambiente de Educação a Distância – EaD, para o ensino mobilizado pela tecnologia educativa? Diante desta arguição este artigo, fruto do nosso Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, tem como objetivo geral compreender o ensino mobilizado pela tecnologia educativa, tendo como categorias de análise os saberes e as práticas docentes para o ambiente da Educação a Distância. De forma específica objetiva analisar como são formados os saberes docentes dos professores do ambiente de Educação à Distância, identificar como estes saberes são mobilizados para o ensino e descrever as práticas docentes desenvolvidas na plataforma EaD. Os pressupostos metodológicos foram tratados por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica. Como procedimento de coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com questões norteadoras acerca das categorias de análise da pesquisa: os saberes e as práticas docentes para o ambiente EaD. A população da pesquisa foi composta por duas professoras do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia à Distância da Universidade Federal da Paraíba. O referencial teórico foi baseado em autores como Tardif (2013), Riano (1997), Vidal e Maia (2010), Sampaio e Leite (2010) e Vygotsky (2001). A pesquisa apontou que os saberes são constituídos por meio da trajetória histórica e profissional de cada um, onde as experiências serão acumuladas e socializadas com a intenção de melhorar e aprimorar a forma de ser e de fazer o ensino. As práticas docentes com o suporte midiático e tecnológico criam um ambiente de interação que pode ser considerado produtivo, mas que precisa ainda mais de acesso por parte dos alunos, os chamados aprendentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.