INCENTIVO À LEITURA: CONSTRUÇÃO DE UMA SALA DE LEITURA PARA ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37167 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "INCENTIVO À LEITURA: CONSTRUÇÃO DE UMA SALA DE LEITURA PARA ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar medidas adotadas por monitores do Programa Mais Educação , na cidade de Santa Luzia – PB, acerca do uso e incentivo da leitura em sala de aula, buscando formas atrativas para que os alunos possam perceber o quão prazeroso e importante à leitura pode ser para nossa vida. Partindo disso, objetivou-se criar condições que possam melhorar a leitura por parte dos discentes, através de uma sala de leitura com inúmeras opções, das quais faziam parte gêneros como a literatura estrangeira, literatura nacional, poesia, contos, crônicas, quadrinhos, entre outros tipos de textos que podem agradar diferentes leitores. O foco foi trazer uma leitura agradável aos alunos, de modo a garantir que a aula seja atrativa e significativa para o educando, da maneira como eles enxergam. Portanto, pensou em levar ao aluno um clima de lazer, no qual permite a ele total liberdade para escolher a obra que mais lhe chame atenção. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu-se do tipo pesquisa participante, na qual foram elaboradas intervenções que trabalhassem o incentivo nos alunos do hábito de ler associado a atividades organizadas e desenvolvidas por eles mesmos no Programa Mais Educação em Santa Luzia- PB. A partir isto, foram confeccionadas com materiais recicláveis, como: O Castelo e o Varal de Leitura. Visto que ao instigar a imaginação dos alunos através das histórias, os professores conseguiram despertar ideias que vieram a ser reproduzidos por eles. Portanto, por meio da leitura, percebe-se que alguns alunos tiveram a possibilidade de descobrir talentos que antes não conheciam, como a de ler para outras pessoas, escrever ou encenar, tudo isso através de atividades que eles ainda não haviam experimentado. Logo, incentivar a leitura é de extrema importância para ampliar o vocabulário, estimular melhor a percepção de mundo, aperfeiçoar o senso crítico, oferece também condições para que os alunos se sintam motivados a buscarem nos livros informações que colaborem na sua formação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCENTIVO, PRÁTICA DE LEITURA, MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID865_13102017211610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAVINIA SOUZA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LAVÍNIA SOUZA" "autor_email" => "laviniasouzam@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37167 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "INCENTIVO À LEITURA: CONSTRUÇÃO DE UMA SALA DE LEITURA PARA ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar medidas adotadas por monitores do Programa Mais Educação , na cidade de Santa Luzia – PB, acerca do uso e incentivo da leitura em sala de aula, buscando formas atrativas para que os alunos possam perceber o quão prazeroso e importante à leitura pode ser para nossa vida. Partindo disso, objetivou-se criar condições que possam melhorar a leitura por parte dos discentes, através de uma sala de leitura com inúmeras opções, das quais faziam parte gêneros como a literatura estrangeira, literatura nacional, poesia, contos, crônicas, quadrinhos, entre outros tipos de textos que podem agradar diferentes leitores. O foco foi trazer uma leitura agradável aos alunos, de modo a garantir que a aula seja atrativa e significativa para o educando, da maneira como eles enxergam. Portanto, pensou em levar ao aluno um clima de lazer, no qual permite a ele total liberdade para escolher a obra que mais lhe chame atenção. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu-se do tipo pesquisa participante, na qual foram elaboradas intervenções que trabalhassem o incentivo nos alunos do hábito de ler associado a atividades organizadas e desenvolvidas por eles mesmos no Programa Mais Educação em Santa Luzia- PB. A partir isto, foram confeccionadas com materiais recicláveis, como: O Castelo e o Varal de Leitura. Visto que ao instigar a imaginação dos alunos através das histórias, os professores conseguiram despertar ideias que vieram a ser reproduzidos por eles. Portanto, por meio da leitura, percebe-se que alguns alunos tiveram a possibilidade de descobrir talentos que antes não conheciam, como a de ler para outras pessoas, escrever ou encenar, tudo isso através de atividades que eles ainda não haviam experimentado. Logo, incentivar a leitura é de extrema importância para ampliar o vocabulário, estimular melhor a percepção de mundo, aperfeiçoar o senso crítico, oferece também condições para que os alunos se sintam motivados a buscarem nos livros informações que colaborem na sua formação escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCENTIVO, PRÁTICA DE LEITURA, MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID865_13102017211610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAVINIA SOUZA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LAVÍNIA SOUZA" "autor_email" => "laviniasouzam@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }