Este artigo tem como objetivo apresentar medidas adotadas por monitores do Programa Mais Educação , na cidade de Santa Luzia – PB, acerca do uso e incentivo da leitura em sala de aula, buscando formas atrativas para que os alunos possam perceber o quão prazeroso e importante à leitura pode ser para nossa vida. Partindo disso, objetivou-se criar condições que possam melhorar a leitura por parte dos discentes, através de uma sala de leitura com inúmeras opções, das quais faziam parte gêneros como a literatura estrangeira, literatura nacional, poesia, contos, crônicas, quadrinhos, entre outros tipos de textos que podem agradar diferentes leitores. O foco foi trazer uma leitura agradável aos alunos, de modo a garantir que a aula seja atrativa e significativa para o educando, da maneira como eles enxergam. Portanto, pensou em levar ao aluno um clima de lazer, no qual permite a ele total liberdade para escolher a obra que mais lhe chame atenção. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu-se do tipo pesquisa participante, na qual foram elaboradas intervenções que trabalhassem o incentivo nos alunos do hábito de ler associado a atividades organizadas e desenvolvidas por eles mesmos no Programa Mais Educação em Santa Luzia- PB. A partir isto, foram confeccionadas com materiais recicláveis, como: O Castelo e o Varal de Leitura. Visto que ao instigar a imaginação dos alunos através das histórias, os professores conseguiram despertar ideias que vieram a ser reproduzidos por eles. Portanto, por meio da leitura, percebe-se que alguns alunos tiveram a possibilidade de descobrir talentos que antes não conheciam, como a de ler para outras pessoas, escrever ou encenar, tudo isso através de atividades que eles ainda não haviam experimentado. Logo, incentivar a leitura é de extrema importância para ampliar o vocabulário, estimular melhor a percepção de mundo, aperfeiçoar o senso crítico, oferece também condições para que os alunos se sintam motivados a buscarem nos livros informações que colaborem na sua formação escolar.