Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR ACERCA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Palavra-chaves: ESTAGIO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38747
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 296
    "titulo" => "UM OLHAR ACERCA DO ENSINO NA  EDUCAÇÃO BÁSICA E  AS PERSPECTIVAS DA  EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo explicitar as atividades realizadas pelo estagiário André Marcos de Souza Araújo, o Estágio aconteceu na Escola de ensino fundamental II – E.E.E.F II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal e na Escola do ensino médio – E.E.E.M.I.I.E.P José Leite de Souza, tendo como entidade mantenedora: Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba. O Estágio é para todos os alunos que estão na licenciatura uma das ferramentas mais importantes na decisão de seguir ou não a profissão, pois nos mostra a realidade vivida pelos docentes da educação básica, os prós e os contras. Esse estágio tem como escopo atender as exigências da grande curricular do curso de Licenciatura Plena, com foco na formação do professor de português. A prática possibilita ao aluno/professor identificar os caminhos a serem trilhados, possibilitando a ele as respostas iniciais do “ser professor” questionam ento que o sonda em toda vida acadêmica, assim, tem como principal objetivo analisar e apresentar as informações obtidas por meio das observações, o rendimento dos alunos, conteúdos, como também as práticas e metodologias usadas pelo professor. O Estágio tem como foco fundamental o contato entre os estagiários (a) com a realidade educacional no nível do ensino fundamental e Médio, o qual está em questão. O estágio não é apenas o momento de aplicação do que foi assimilado, mas sim, a explicitação da indissociabilidade entre a teoria e a prática. A partir das aulas teóricas e dos textos trabalhados ainda em sala de aula, houve a possibilidade de debater em torno da pratica docente, teóricos os quais ajudaram a nortear e fundamentar essa pesquisa, Araújo (2012), Wallon (2007), Freitas (2012), entre outros, essas fundamentações teóricas serviam como ponto base para assegurar minha observação o que a faz criteriosa e reflexiva. As observações realizadas em estágio servirão como base para os componentes curriculares necessários porque nos possibilita um olhar acerca dos profissionais que foram acompanhados irá projetar os discentes como os profissionais de licenciatura aos profissionais que queremos ser, a desconstrução do “ser professor” reforçando nossa necessidade de estar em constante evolução e adaptação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTAGIO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID296_30082017225806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MARCOS DE SOUZA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MARCOS"
    "autor_email" => "andremarcos.am11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO (FAIMI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38747
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 626
    "inscrito_id" => 296
    "titulo" => "UM OLHAR ACERCA DO ENSINO NA  EDUCAÇÃO BÁSICA E  AS PERSPECTIVAS DA  EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo explicitar as atividades realizadas pelo estagiário André Marcos de Souza Araújo, o Estágio aconteceu na Escola de ensino fundamental II – E.E.E.F II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal e na Escola do ensino médio – E.E.E.M.I.I.E.P José Leite de Souza, tendo como entidade mantenedora: Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba. O Estágio é para todos os alunos que estão na licenciatura uma das ferramentas mais importantes na decisão de seguir ou não a profissão, pois nos mostra a realidade vivida pelos docentes da educação básica, os prós e os contras. Esse estágio tem como escopo atender as exigências da grande curricular do curso de Licenciatura Plena, com foco na formação do professor de português. A prática possibilita ao aluno/professor identificar os caminhos a serem trilhados, possibilitando a ele as respostas iniciais do “ser professor” questionam ento que o sonda em toda vida acadêmica, assim, tem como principal objetivo analisar e apresentar as informações obtidas por meio das observações, o rendimento dos alunos, conteúdos, como também as práticas e metodologias usadas pelo professor. O Estágio tem como foco fundamental o contato entre os estagiários (a) com a realidade educacional no nível do ensino fundamental e Médio, o qual está em questão. O estágio não é apenas o momento de aplicação do que foi assimilado, mas sim, a explicitação da indissociabilidade entre a teoria e a prática. A partir das aulas teóricas e dos textos trabalhados ainda em sala de aula, houve a possibilidade de debater em torno da pratica docente, teóricos os quais ajudaram a nortear e fundamentar essa pesquisa, Araújo (2012), Wallon (2007), Freitas (2012), entre outros, essas fundamentações teóricas serviam como ponto base para assegurar minha observação o que a faz criteriosa e reflexiva. As observações realizadas em estágio servirão como base para os componentes curriculares necessários porque nos possibilita um olhar acerca dos profissionais que foram acompanhados irá projetar os discentes como os profissionais de licenciatura aos profissionais que queremos ser, a desconstrução do “ser professor” reforçando nossa necessidade de estar em constante evolução e adaptação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTAGIO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID296_30082017225806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MARCOS DE SOUZA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MARCOS"
    "autor_email" => "andremarcos.am11@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO (FAIMI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explicitar as atividades realizadas pelo estagiário André Marcos de Souza Araújo, o Estágio aconteceu na Escola de ensino fundamental II – E.E.E.F II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal e na Escola do ensino médio – E.E.E.M.I.I.E.P José Leite de Souza, tendo como entidade mantenedora: Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba. O Estágio é para todos os alunos que estão na licenciatura uma das ferramentas mais importantes na decisão de seguir ou não a profissão, pois nos mostra a realidade vivida pelos docentes da educação básica, os prós e os contras. Esse estágio tem como escopo atender as exigências da grande curricular do curso de Licenciatura Plena, com foco na formação do professor de português. A prática possibilita ao aluno/professor identificar os caminhos a serem trilhados, possibilitando a ele as respostas iniciais do “ser professor” questionam ento que o sonda em toda vida acadêmica, assim, tem como principal objetivo analisar e apresentar as informações obtidas por meio das observações, o rendimento dos alunos, conteúdos, como também as práticas e metodologias usadas pelo professor. O Estágio tem como foco fundamental o contato entre os estagiários (a) com a realidade educacional no nível do ensino fundamental e Médio, o qual está em questão. O estágio não é apenas o momento de aplicação do que foi assimilado, mas sim, a explicitação da indissociabilidade entre a teoria e a prática. A partir das aulas teóricas e dos textos trabalhados ainda em sala de aula, houve a possibilidade de debater em torno da pratica docente, teóricos os quais ajudaram a nortear e fundamentar essa pesquisa, Araújo (2012), Wallon (2007), Freitas (2012), entre outros, essas fundamentações teóricas serviam como ponto base para assegurar minha observação o que a faz criteriosa e reflexiva. As observações realizadas em estágio servirão como base para os componentes curriculares necessários porque nos possibilita um olhar acerca dos profissionais que foram acompanhados irá projetar os discentes como os profissionais de licenciatura aos profissionais que queremos ser, a desconstrução do “ser professor” reforçando nossa necessidade de estar em constante evolução e adaptação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.