Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 176
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CAXIAS – MA

Palavra-chaves: ESTÁGIO-SUPERVISIONADO, ENSINO, CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

O estágio é a instrumentalização da prática docente, que deverá ser assimilada ao que foi concebido em sala de aula possibilitando, principalmente, conhecimento, amadurecimento profissional, e possibilidades do estudante se aproximar do seu futuro ambiente de trabalho.A disciplina Estágio Supervisionado II estimulou os estagiários a observarem o comportamento dos alunos, a metodologia dos professores supervisores e possibilitou a formulação de comparações em relação ao primeiro estágio.Como pesquisadores o estágio possibilitou aos alunos observaram maneiras diferenciadas de comportamentos tanto do professor como dos alunos, também como a maneiras, posturas e soluções para as problemáticas em sala.Nesta realidade o Estágio Supervisionado associado ao Ensino de Ciências aos alunos do Ensino Fundamental pode proporcionar ganhos mútuos ao futuro docente e á realidade a qual o projeto foi aplicado.A disciplina Estágio Supervisionado teve carga horária de 100 horas/aulas onde 60 horas foram utilizadas para revisão de literatura e exercícios de aprimoramento dos estagiários para as atividades regenciais, realizado no Instituto Federal do Maranhão- IFMA- Campus Caxias. E 40 horas regenciais, onde os estagiários estiveram observando e desenvolvendo atividades na escola Campo, Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho.Após debater, discutir, e apropriar-se de conhecimentos em sala de aula, iniciou-se a observação da escola campo, onde foram destinadas 10 hs/aulas das 40 hs destinadas à regência. Durante este período houveram avaliações e discussões, onde os estagiários foram estimulados a desenvolverem soluções para as possíveis problemáticas da escola campo e planejarem suas atividades que futuramente seriam desenvolvidas.O projeto didático trouxe mudanças positivas em relação aos alunos e principalmente aos estagiários, que puderam conhecer seu ambiente de trabalho, estando expostos a situações reais e podendo pôr em prática os ensinamentos ministrados em sala de aula. A relação professor-aluno-estagiário se estreitou, tornando-os mais próximos e trazendo muitas experiências engrandecedoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.