INCLUSÃO DIGITAL: DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZAM O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37178 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 2803 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL: DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZAM O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM?" "resumo" => "As novas tecnologias, como os computadores, jogos e a internet, trazem a necessidade de uma redefinição das metodologias pedagógicas usadas nas escolas, no sentido de não permitir uma barreira entre a vida cotidiana do discente, onde ele tem acesso à tecnologia moderna e sofisticada, e o dia-a-dia na escola. A Informática Educativa se caracteriza pelo uso do computador, como um instrumento a mais em sala de aula, utilizado pelo o professor com intuito de promover uma aula diferenciada, dinâmica e interessante para as crianças da educação infantil. A referida pesquisa tem como objetivo averiguar se o computador é utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem pelos docentes da educação infantil no município de Caxias, Maranhão. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e privadas da educação infantil, a mesma teve caráter descritivo e qualitativo, onde aplicou-se questionários com perguntas fechadas à dois professores de cada escola. Verificou-se que as escolas não possuem laboratórios e poucas têm acesso à internet. Observou-se ainda que a maioria dos docentes não possuem curso e domínio nas áreas de informática, havendo assim a necessidade de cursos de formação e capacitação para que os mesmo possam atuar de forma diferenciada no ensino e aprendizagem dos educandos, caracterizando a necessidade de despertar maior motivação por parte dos docentes para inclusão do computador na prática pedagógica cotidiana. O professor precisa encontrar novas práticas pedagógicas para atender as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nesse contexto o computador precisa ser visto como um instrumento de aprendizagem, pois, quando desenvolve habilidades intelectuais e cognitivas, desperta potencialidades e criatividades no alunado. Infere-se que a inclusão digital é uma necessidade social que facilita, viabiliza e possibilita aos indivíduos uma participação ativa na construção da sociedade na qual estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FERRAMENTA DE ENSINO, INFORMÁTICA EDUCATIVA, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2803_25072017155325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCILENE MARCIA RAMEIRO DE ARAUJO CRUZ" "autor_nome_curto" => "JUCILENE ARAÚJO" "autor_email" => "jucilenemarcia@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37178 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 2803 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL: DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZAM O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM?" "resumo" => "As novas tecnologias, como os computadores, jogos e a internet, trazem a necessidade de uma redefinição das metodologias pedagógicas usadas nas escolas, no sentido de não permitir uma barreira entre a vida cotidiana do discente, onde ele tem acesso à tecnologia moderna e sofisticada, e o dia-a-dia na escola. A Informática Educativa se caracteriza pelo uso do computador, como um instrumento a mais em sala de aula, utilizado pelo o professor com intuito de promover uma aula diferenciada, dinâmica e interessante para as crianças da educação infantil. A referida pesquisa tem como objetivo averiguar se o computador é utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem pelos docentes da educação infantil no município de Caxias, Maranhão. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e privadas da educação infantil, a mesma teve caráter descritivo e qualitativo, onde aplicou-se questionários com perguntas fechadas à dois professores de cada escola. Verificou-se que as escolas não possuem laboratórios e poucas têm acesso à internet. Observou-se ainda que a maioria dos docentes não possuem curso e domínio nas áreas de informática, havendo assim a necessidade de cursos de formação e capacitação para que os mesmo possam atuar de forma diferenciada no ensino e aprendizagem dos educandos, caracterizando a necessidade de despertar maior motivação por parte dos docentes para inclusão do computador na prática pedagógica cotidiana. O professor precisa encontrar novas práticas pedagógicas para atender as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nesse contexto o computador precisa ser visto como um instrumento de aprendizagem, pois, quando desenvolve habilidades intelectuais e cognitivas, desperta potencialidades e criatividades no alunado. Infere-se que a inclusão digital é uma necessidade social que facilita, viabiliza e possibilita aos indivíduos uma participação ativa na construção da sociedade na qual estão inseridos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FERRAMENTA DE ENSINO, INFORMÁTICA EDUCATIVA, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2803_25072017155325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCILENE MARCIA RAMEIRO DE ARAUJO CRUZ" "autor_nome_curto" => "JUCILENE ARAÚJO" "autor_email" => "jucilenemarcia@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }