Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FUNÇÃO MEDIADORA DOCENTE NA ABORDAGEM CTS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA: DO CURRÍCULO À CONSTITUIÇÃO DO SER CIDADÃO CRÍTICO

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       A organização pedagógica das escolas ainda é um tema que suscita muitos questionamentos, a escola como espaço social seria a instituição que tem por natureza promover oportunidades com ações inclusivas visando transformar a vida daqueles que participam desse contexto, na promoção da cidadania. A constituição do ser cidadão perpassa por questões que envolvem a função mediadora docente frente ao que se tem como proposta pedagógica, contida no currículo e o que se espera do estudante que faz parte não só do contexto escolar, mas de um espaço social muito maior carregado de divergências que exigirão de todos, posicionamentos éticos. O presente estudo de natureza qualitativa constitui em uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo promover uma reflexão sob a luz da abordagem CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade ressaltando em que medida as mediações docentes podem ser articuladoras no processo de constituição do ser cidadão crítico e como inferem na construção de um novo paradigma do conhecimento científico de acesso a todos, no entendimento macro de uma ciência humanizada. Sendo essa ciência voltada para tomada de decisões sobre aquilo que está posto em sua realidade caracterizada como evoluções tecnológicas e desenhada como necessárias ao mundo atual. O aporte teórico está fundamentado sob as ideias de Auler (2007), Freire (2001, 2005), Santos (2016), Strieder (2012) dentre outros. Os resultados do estudo demonstram que é importante o repensar sobre a necessidade de ações concretas dos docentes por uma educação que tenha visão democrática e se volte para criticidade e autonomia destacadas na perspectiva Freireana e que corrobora com o entendimento da educação CTS.
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       A organização pedagógica das escolas ainda é um tema que suscita muitos questionamentos, a escola como espaço social seria a instituição que tem por natureza promover oportunidades com ações inclusivas visando transformar a vida daqueles que participam desse contexto, na promoção da cidadania. A constituição do ser cidadão perpassa por questões que envolvem a função mediadora docente frente ao que se tem como proposta pedagógica, contida no currículo e o que se espera do estudante que faz parte não só do contexto escolar, mas de um espaço social muito maior carregado de divergências que exigirão de todos, posicionamentos éticos. O presente estudo de natureza qualitativa constitui em uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo promover uma reflexão sob a luz da abordagem CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade ressaltando em que medida as mediações docentes podem ser articuladoras no processo de constituição do ser cidadão crítico e como inferem na construção de um novo paradigma do conhecimento científico de acesso a todos, no entendimento macro de uma ciência humanizada. Sendo essa ciência voltada para tomada de decisões sobre aquilo que está posto em sua realidade caracterizada como evoluções tecnológicas e desenhada como necessárias ao mundo atual. O aporte teórico está fundamentado sob as ideias de Auler (2007), Freire (2001, 2005), Santos (2016), Strieder (2012) dentre outros. Os resultados do estudo demonstram que é importante o repensar sobre a necessidade de ações concretas dos docentes por uma educação que tenha visão democrática e se volte para criticidade e autonomia destacadas na perspectiva Freireana e que corrobora com o entendimento da educação CTS.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO A organização pedagógica das escolas ainda é um tema que suscita muitos questionamentos, a escola como espaço social seria a instituição que tem por natureza promover oportunidades com ações inclusivas visando transformar a vida daqueles que participam desse contexto, na promoção da cidadania. A constituição do ser cidadão perpassa por questões que envolvem a função mediadora docente frente ao que se tem como proposta pedagógica, contida no currículo e o que se espera do estudante que faz parte não só do contexto escolar, mas de um espaço social muito maior carregado de divergências que exigirão de todos, posicionamentos éticos. O presente estudo de natureza qualitativa constitui em uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo promover uma reflexão sob a luz da abordagem CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade ressaltando em que medida as mediações docentes podem ser articuladoras no processo de constituição do ser cidadão crítico e como inferem na construção de um novo paradigma do conhecimento científico de acesso a todos, no entendimento macro de uma ciência humanizada. Sendo essa ciência voltada para tomada de decisões sobre aquilo que está posto em sua realidade caracterizada como evoluções tecnológicas e desenhada como necessárias ao mundo atual. O aporte teórico está fundamentado sob as ideias de Auler (2007), Freire (2001, 2005), Santos (2016), Strieder (2012) dentre outros. Os resultados do estudo demonstram que é importante o repensar sobre a necessidade de ações concretas dos docentes por uma educação que tenha visão democrática e se volte para criticidade e autonomia destacadas na perspectiva Freireana e que corrobora com o entendimento da educação CTS.

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