Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35735 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3035 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolvimento Educacional, que teve origem através do projeto de ensino para o curso de pedagogia. Nos dias atuais vemos o quão caótica está o relacionamento humano, e precisamos de meios para modificar esse quadro, a escola é importante espaço de formação social, pensando assim, pautamos como objetivo geral: compreender como tem sido abordada a afetividade nas formações dos professores e em suas aulas. E como específicos: I) compreender a formação dos laços humanos nas relações afetivas e II) refletir sobre o afeto na sala de aula através de proposta de intervenção e pesquisa. Dessa forma, apresentamos com a entrevista semiestruturada a partir das compreensões Gerhardt e Silveira (2009), e análise de dados, posteriormente com atividades dinâmicas e de engajamento em grupo, com diversos recursos como textos, cartazes, filmes. A bibliografia apresentada baseia-se em teóricos que dialogam sobre o desenvolvimento humano como: Jacques Delors (2012), Piaget (1971), Vygotsky (1962) e Wallon (1879-1962) que foram de tamanha importância nesse campo de pesquisa e fazem parte de nossas leituras. Diante da pesquisa realizada, percebemos que a forma como fomos recebidos nas turmas, o envolvimento dos docentes, pudemos perceber a importância da criação e permanência de laços afetivos em sala de aula, os relatos e as atividades a que se dispuseram participar estreitaram estes e puderam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os professores sentiram-se mais dispostos e os alunos engajados nas tarefas, a convivência e o cotidiano na escola foram refletidos pela equipe que compartilhou de momentos que ficaram marcados na memória de todos.O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolv" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8231_02102017203019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANESSA AZEVEDO" "autor_email" => "vanessaazevedo_eu@hotmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35735 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3035 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolvimento Educacional, que teve origem através do projeto de ensino para o curso de pedagogia. Nos dias atuais vemos o quão caótica está o relacionamento humano, e precisamos de meios para modificar esse quadro, a escola é importante espaço de formação social, pensando assim, pautamos como objetivo geral: compreender como tem sido abordada a afetividade nas formações dos professores e em suas aulas. E como específicos: I) compreender a formação dos laços humanos nas relações afetivas e II) refletir sobre o afeto na sala de aula através de proposta de intervenção e pesquisa. Dessa forma, apresentamos com a entrevista semiestruturada a partir das compreensões Gerhardt e Silveira (2009), e análise de dados, posteriormente com atividades dinâmicas e de engajamento em grupo, com diversos recursos como textos, cartazes, filmes. A bibliografia apresentada baseia-se em teóricos que dialogam sobre o desenvolvimento humano como: Jacques Delors (2012), Piaget (1971), Vygotsky (1962) e Wallon (1879-1962) que foram de tamanha importância nesse campo de pesquisa e fazem parte de nossas leituras. Diante da pesquisa realizada, percebemos que a forma como fomos recebidos nas turmas, o envolvimento dos docentes, pudemos perceber a importância da criação e permanência de laços afetivos em sala de aula, os relatos e as atividades a que se dispuseram participar estreitaram estes e puderam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os professores sentiram-se mais dispostos e os alunos engajados nas tarefas, a convivência e o cotidiano na escola foram refletidos pela equipe que compartilhou de momentos que ficaram marcados na memória de todos.O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolv" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8231_02102017203019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANESSA AZEVEDO" "autor_email" => "vanessaazevedo_eu@hotmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolvimento Educacional, que teve origem através do projeto de ensino para o curso de pedagogia. Nos dias atuais vemos o quão caótica está o relacionamento humano, e precisamos de meios para modificar esse quadro, a escola é importante espaço de formação social, pensando assim, pautamos como objetivo geral: compreender como tem sido abordada a afetividade nas formações dos professores e em suas aulas. E como específicos: I) compreender a formação dos laços humanos nas relações afetivas e II) refletir sobre o afeto na sala de aula através de proposta de intervenção e pesquisa. Dessa forma, apresentamos com a entrevista semiestruturada a partir das compreensões Gerhardt e Silveira (2009), e análise de dados, posteriormente com atividades dinâmicas e de engajamento em grupo, com diversos recursos como textos, cartazes, filmes. A bibliografia apresentada baseia-se em teóricos que dialogam sobre o desenvolvimento humano como: Jacques Delors (2012), Piaget (1971), Vygotsky (1962) e Wallon (1879-1962) que foram de tamanha importância nesse campo de pesquisa e fazem parte de nossas leituras. Diante da pesquisa realizada, percebemos que a forma como fomos recebidos nas turmas, o envolvimento dos docentes, pudemos perceber a importância da criação e permanência de laços afetivos em sala de aula, os relatos e as atividades a que se dispuseram participar estreitaram estes e puderam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os professores sentiram-se mais dispostos e os alunos engajados nas tarefas, a convivência e o cotidiano na escola foram refletidos pela equipe que compartilhou de momentos que ficaram marcados na memória de todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.