AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35735 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3035 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolvimento Educacional, que teve origem através do projeto de ensino para o curso de pedagogia. Nos dias atuais vemos o quão caótica está o relacionamento humano, e precisamos de meios para modificar esse quadro, a escola é importante espaço de formação social, pensando assim, pautamos como objetivo geral: compreender como tem sido abordada a afetividade nas formações dos professores e em suas aulas. E como específicos: I) compreender a formação dos laços humanos nas relações afetivas e II) refletir sobre o afeto na sala de aula através de proposta de intervenção e pesquisa. Dessa forma, apresentamos com a entrevista semiestruturada a partir das compreensões Gerhardt e Silveira (2009), e análise de dados, posteriormente com atividades dinâmicas e de engajamento em grupo, com diversos recursos como textos, cartazes, filmes. A bibliografia apresentada baseia-se em teóricos que dialogam sobre o desenvolvimento humano como: Jacques Delors (2012), Piaget (1971), Vygotsky (1962) e Wallon (1879-1962) que foram de tamanha importância nesse campo de pesquisa e fazem parte de nossas leituras. Diante da pesquisa realizada, percebemos que a forma como fomos recebidos nas turmas, o envolvimento dos docentes, pudemos perceber a importância da criação e permanência de laços afetivos em sala de aula, os relatos e as atividades a que se dispuseram participar estreitaram estes e puderam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os professores sentiram-se mais dispostos e os alunos engajados nas tarefas, a convivência e o cotidiano na escola foram refletidos pela equipe que compartilhou de momentos que ficaram marcados na memória de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8231_02102017203019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANESSA AZEVEDO" "autor_email" => "vanessaazevedo_eu@hotmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35735 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3035 "inscrito_id" => 8231 "titulo" => "AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar pontos relevantes da importância da Afetividade na Sala de Aula: Relação Professor e Aluno e Suas Implicações no Desenvolvimento Educacional, que teve origem através do projeto de ensino para o curso de pedagogia. Nos dias atuais vemos o quão caótica está o relacionamento humano, e precisamos de meios para modificar esse quadro, a escola é importante espaço de formação social, pensando assim, pautamos como objetivo geral: compreender como tem sido abordada a afetividade nas formações dos professores e em suas aulas. E como específicos: I) compreender a formação dos laços humanos nas relações afetivas e II) refletir sobre o afeto na sala de aula através de proposta de intervenção e pesquisa. Dessa forma, apresentamos com a entrevista semiestruturada a partir das compreensões Gerhardt e Silveira (2009), e análise de dados, posteriormente com atividades dinâmicas e de engajamento em grupo, com diversos recursos como textos, cartazes, filmes. A bibliografia apresentada baseia-se em teóricos que dialogam sobre o desenvolvimento humano como: Jacques Delors (2012), Piaget (1971), Vygotsky (1962) e Wallon (1879-1962) que foram de tamanha importância nesse campo de pesquisa e fazem parte de nossas leituras. Diante da pesquisa realizada, percebemos que a forma como fomos recebidos nas turmas, o envolvimento dos docentes, pudemos perceber a importância da criação e permanência de laços afetivos em sala de aula, os relatos e as atividades a que se dispuseram participar estreitaram estes e puderam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os professores sentiram-se mais dispostos e os alunos engajados nas tarefas, a convivência e o cotidiano na escola foram refletidos pela equipe que compartilhou de momentos que ficaram marcados na memória de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8231_02102017203019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANESSA AZEVEDO" "autor_email" => "vanessaazevedo_eu@hotmail" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }