DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA OTIMIZAÇÃO DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FISIOPATOLOGIAS SENSORIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34979 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3059 "inscrito_id" => 2899 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA OTIMIZAÇÃO DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FISIOPATOLOGIAS SENSORIAIS" "resumo" => "Os métodos lúdicos são importantes ferramentas para auxiliar professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos e as aulas práticas são bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. Os órgãos dos sentidos são de grande importância para os seres humanos, pois são com eles que somos capazes de reconhecer o território no qual estamos inseridos. Tendo em vista as dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula com poucos recursos dentro da escola para inovar e a complexidade e importância do estudo dos órgãos sensoriais, este trabalho teve o objetivo de desenvolver e aplicar recursos lúdicos para otimização da absorção do conhecimento sobre fisiopatologias sensoriais. A pesquisa foi realizada com uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Instituição São Luiz na cidade Camaragibe – PE. Após uma aula tradicional foi aplicado um questionário, em seguida, foi ministrada a aula prática e aplicado o jogo lúdico, e por fim, aplicado mais um questionário a fim de avaliar a eficácia da metodologia desenvolvida. Os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro questionário, com ênfase na primeira questão, que se tratava de uma patologia relacionada à audição, onde houve um aumento de 54,14%, também merecendo destaque a terceira, com 37,5% e a décima, com 41,7%, quesitos esses relacionados respectivamente ao olfato e à visão, como também pôde ser observado que, durante a aula com práticas lúdicas, os discentes começaram a mostraram um interesse em conhecer e aprender sobre o tema, tendo uma interação de 100% da turma nas atividades. Desta forma, foi perceptível que a utilização de recursos lúdico associados à práticas relacionadas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FISIOLOGIA, ÓRGÃOS SENSORIAIS, JOGO DIDÁTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2899_03102017215520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITORIA ALVES VILA NOVA" "autor_nome_curto" => "VITORIA ALVES" "autor_email" => "vivi.alves96@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34979 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3059 "inscrito_id" => 2899 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA OTIMIZAÇÃO DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FISIOPATOLOGIAS SENSORIAIS" "resumo" => "Os métodos lúdicos são importantes ferramentas para auxiliar professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos e as aulas práticas são bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. Os órgãos dos sentidos são de grande importância para os seres humanos, pois são com eles que somos capazes de reconhecer o território no qual estamos inseridos. Tendo em vista as dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula com poucos recursos dentro da escola para inovar e a complexidade e importância do estudo dos órgãos sensoriais, este trabalho teve o objetivo de desenvolver e aplicar recursos lúdicos para otimização da absorção do conhecimento sobre fisiopatologias sensoriais. A pesquisa foi realizada com uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Instituição São Luiz na cidade Camaragibe – PE. Após uma aula tradicional foi aplicado um questionário, em seguida, foi ministrada a aula prática e aplicado o jogo lúdico, e por fim, aplicado mais um questionário a fim de avaliar a eficácia da metodologia desenvolvida. Os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro questionário, com ênfase na primeira questão, que se tratava de uma patologia relacionada à audição, onde houve um aumento de 54,14%, também merecendo destaque a terceira, com 37,5% e a décima, com 41,7%, quesitos esses relacionados respectivamente ao olfato e à visão, como também pôde ser observado que, durante a aula com práticas lúdicas, os discentes começaram a mostraram um interesse em conhecer e aprender sobre o tema, tendo uma interação de 100% da turma nas atividades. Desta forma, foi perceptível que a utilização de recursos lúdico associados à práticas relacionadas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FISIOLOGIA, ÓRGÃOS SENSORIAIS, JOGO DIDÁTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2899_03102017215520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITORIA ALVES VILA NOVA" "autor_nome_curto" => "VITORIA ALVES" "autor_email" => "vivi.alves96@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }