Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSERÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO DOCENTE- RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: PRÁTICA DE ENSINO, ATIVIDADES PRÁTICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas mais tradicionais ainda estão presentes no cotidiano de boa parte das salas de aula de nosso país, entretanto o desafio de buscar novos caminhos e linguagens metodológicas é consenso no meio educacional. Uma das formas de tornar as aulas mais dinâmicas e participativas é a inserção de atividades práticas, reafirmando a centralidade no estudante e nas possibilidades de construir conhecimento. O presente trabalho tem relevância ao analisar a inserção de atividades práticas no Ensino de Ciências, considerando como campo de observação o estágio vivenciado na formação inicial de professores. Nessa direção, definem-se como focos da pesquisa as habilidades docentes e as respostas discentes produzidas a partir da realização de atividades experimentais. O trabalho foi realizado em duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, 9° ano A e B da Escola Municipal Maurina Rodrigues do Santos, localizada no município de Passira-Pe. Foram realizadas atividades em que os estudantes puderam estabelecer conexão entre a dimensão teórica e a prática, tendo como referências teóricas os ácidos, bases e o potencial hidrogeniônico. No 9° ano A foi realizado o experimento “Indicador de ácido-base com extrato de repolho roxo”, já na turma B foi realizado o experimento “Sopro mágico”. A primeira turma participou executando as atividades em grupos e a segunda a demonstração agregou todos os estudantes. Nas situações descritas foram observados o envolvimento e participação dos estudantes que, motivados, estabeleceram conexões com o cotidiano e com outros elementos teóricos. A intervenção também desafio os futuros professores a testarem um conjunto de competências e habilidades necessárias à execução de atividades em que os estudantes assumem a condição de protagonistas e responsáveis diretos pela construção de novos saberes. Novas abordagens metodológicas, pautadas em sequências didáticas que contemplem a dimensão prática, são essenciais para a renovação da escola de nossos dias e formação de futuros professores conectados com as demandas contemporâneas e atentos a um futuro que já se anuncia.

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