O presente artigo é originário de um recorte nos resultados obtidos por uma pesquisa em nível de iniciação científica, a qual foi orientada, pela autora, e desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – campus Barra do Garças. O texto objetiva apresentar um retrato da formação dos professores de Matemática na região do Médio Araguaia mato-grossense, nas cercanias do período de implantação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no lugar, ocorrida no ano de 1981. No ano de 1982, por meio desta mesma universidade, foram criados e entraram em funcionamento os primeiros cursos superiores para formação docente na região. Inicialmente foram ofertados dois cursos: Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Curta em Ciências, tendo esta última se desdobrado, posteriormente (já em 1987), em outros dois cursos: Licenciatura Plena em Biologia e Licenciatura Plena em Matemática. A pesquisa mostrou que a chegada de um campus da Universidade Federal alterou o cenário da formação docente no Médio Araguaia, pois, anteriormente à vinda da UFMT, a formação de professores, no local, ficava principalmente a cargo da Escola Normal, que, assim como no restante do país, oferecia cursos, em nível de magistério, buscando suprir as necessidades formativas docentes. A pesquisa que deu origem a este artigo desenvolveu-se pautada na metodologia da História Oral, a qual, por meio da realização de entrevistas, com pessoas diretamente ligadas ao tema, sua transcrição e textualização, e cotejamento entre estas fontes orais, por nós produzidas, e fontes escritas que conseguimos localizar, possibilitou que escrevêssemos uma versão histórica para tal formação.