EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36932 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 7906 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Este trabalho versa sobre ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, especificamente, no subprojeto do curso de Geografia do Campus Avançado Maria Eliza Albuquerque Maia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, apresenta algumas atividades desenvolvidas no período de 2012 a 2013, na escola estadual Prof. José Fernandes de Melo, campo de atuação do referido subprojeto na cidade de Pau dos Ferros-RN. Evidenciamos que este programa de valorização do processo formativo dos futuros docentes da licenciatura tem como intuito, melhorar o ensino-aprendizagem do contexto geográfico aproximando os discentes e docentes da realidade escolar a partir de experiências e ações integradoras. Apresentamos assim, a utilização de materiais didáticos que trabalham a diversidade de conteúdos geográficos baseados em metodologias que exploram conteúdos de forma dinâmica e participativa. Neste sentido, discutimos o programa PIBID e sua contribuição na construção de uma aprendizagem geográfica que considere práticas e saberes de ensino da Geografia escolar, buscando priorizar, a relevância didática e pedagógica. Metodologicamente, abordamos o PIBID enquanto programa institucional e formativo considerando seus objetivos para o contexto educacional dialogando com pressupostos teóricos da Geografia escolar. Apresentamos ainda, algumas mediações realizadas pelo PIBID de GEOGRAFIA/CAMEAM/UERN na escola parceira como instrumento norteador para o aprimoramento de nossas discussões. A proposta de discussão desta temática parte em analisarmos a interlocução entre PIBID e ensino da Geografia escolar na educação básica, a partir de construções práticas que possibilitem conduzir, os sujeitos integrantes deste processo a compreender a conjuntura do ensino-aprendizagem deste víeis geográfico com a participação da educação básica e universidade e execução do referido programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PIBID, EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7906_14102017085931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO" "autor_email" => "lugiarts@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36932 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 7906 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Este trabalho versa sobre ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, especificamente, no subprojeto do curso de Geografia do Campus Avançado Maria Eliza Albuquerque Maia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, apresenta algumas atividades desenvolvidas no período de 2012 a 2013, na escola estadual Prof. José Fernandes de Melo, campo de atuação do referido subprojeto na cidade de Pau dos Ferros-RN. Evidenciamos que este programa de valorização do processo formativo dos futuros docentes da licenciatura tem como intuito, melhorar o ensino-aprendizagem do contexto geográfico aproximando os discentes e docentes da realidade escolar a partir de experiências e ações integradoras. Apresentamos assim, a utilização de materiais didáticos que trabalham a diversidade de conteúdos geográficos baseados em metodologias que exploram conteúdos de forma dinâmica e participativa. Neste sentido, discutimos o programa PIBID e sua contribuição na construção de uma aprendizagem geográfica que considere práticas e saberes de ensino da Geografia escolar, buscando priorizar, a relevância didática e pedagógica. Metodologicamente, abordamos o PIBID enquanto programa institucional e formativo considerando seus objetivos para o contexto educacional dialogando com pressupostos teóricos da Geografia escolar. Apresentamos ainda, algumas mediações realizadas pelo PIBID de GEOGRAFIA/CAMEAM/UERN na escola parceira como instrumento norteador para o aprimoramento de nossas discussões. A proposta de discussão desta temática parte em analisarmos a interlocução entre PIBID e ensino da Geografia escolar na educação básica, a partir de construções práticas que possibilitem conduzir, os sujeitos integrantes deste processo a compreender a conjuntura do ensino-aprendizagem deste víeis geográfico com a participação da educação básica e universidade e execução do referido programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PIBID, EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7906_14102017085931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO" "autor_email" => "lugiarts@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }