ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36784 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3945 "inscrito_id" => 8570 "titulo" => "ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar a proposta de alfabetização e aquisição da linguagem escrita proposta no livro didático, letramento e alfabetização do ano 2013. Analisando os temas que abrangem aspectos sociais e culturais que permite ao aluno ir além do aprendizado da língua portuguesa, interagindo sobre questões de cidadania, conhecimento de mundo e refletindo sobre ele. Vendo os estudantes como seres capazes de interagir com os signos e símbolos construídos socialmente e atribuindo-lhes diferentes significados, assegurando um processo educativo de respeito e construção de base. A obra propõe atividades criativas e dinâmicas que desenvolvem o raciocínio buscando soluções com base nas experiências adquiridas no dia a dia dos alunos. Existem alguns pontos referentes no livro aos quais são considerados para iniciar e seguir o trabalho de alfabetização e propostas para auxiliar o professor. O estudo da língua portuguesa é fundamental, pois contribui para a compressão das demais disciplinas a partir do momento que o aluno sabe interpretar, ouvir, ser criativo e desenvolver seu processo de letramento. Sendo assim, busca compreender e analisar as propostas de ensino/aprendizagem, mostrando como a linguagem e escrita são trabalhadas com os alunos das séries iniciais. A pesquisa foi construída por meio de levantamento bibliográfico, com procedimentos de reflexão e verificação de trabalhos publicados, além eleger o livro didático, procurando refletir sobre a proposta apresentada no exemplar. Propondo a necessidade e reconhecimentos da alfabetização e o contexto de letramento, focando na interpretação de texto, como um ponto fundamental a ser trabalhado. Obedecendo as regras gramaticais e respeitando a forma de oralidade de cada um. Tornando o aluno crítico e criativo, no meio escolar e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID8570_16102017125006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARRUDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARRUDA" "autor_email" => "larisa_arruda@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CARUARU (FMN CARUARU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36784 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3945 "inscrito_id" => 8570 "titulo" => "ENTRE A LINGUAGEM E A ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VOLTADO A LINSGUISTICA E EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar a proposta de alfabetização e aquisição da linguagem escrita proposta no livro didático, letramento e alfabetização do ano 2013. Analisando os temas que abrangem aspectos sociais e culturais que permite ao aluno ir além do aprendizado da língua portuguesa, interagindo sobre questões de cidadania, conhecimento de mundo e refletindo sobre ele. Vendo os estudantes como seres capazes de interagir com os signos e símbolos construídos socialmente e atribuindo-lhes diferentes significados, assegurando um processo educativo de respeito e construção de base. A obra propõe atividades criativas e dinâmicas que desenvolvem o raciocínio buscando soluções com base nas experiências adquiridas no dia a dia dos alunos. Existem alguns pontos referentes no livro aos quais são considerados para iniciar e seguir o trabalho de alfabetização e propostas para auxiliar o professor. O estudo da língua portuguesa é fundamental, pois contribui para a compressão das demais disciplinas a partir do momento que o aluno sabe interpretar, ouvir, ser criativo e desenvolver seu processo de letramento. Sendo assim, busca compreender e analisar as propostas de ensino/aprendizagem, mostrando como a linguagem e escrita são trabalhadas com os alunos das séries iniciais. A pesquisa foi construída por meio de levantamento bibliográfico, com procedimentos de reflexão e verificação de trabalhos publicados, além eleger o livro didático, procurando refletir sobre a proposta apresentada no exemplar. Propondo a necessidade e reconhecimentos da alfabetização e o contexto de letramento, focando na interpretação de texto, como um ponto fundamental a ser trabalhado. Obedecendo as regras gramaticais e respeitando a forma de oralidade de cada um. Tornando o aluno crítico e criativo, no meio escolar e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID8570_16102017125006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ARRUDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARRUDA" "autor_email" => "larisa_arruda@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CARUARU (FMN CARUARU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }