Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA INCLUSIVA DE UM ALUNO SURDO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho traremos a experiência com duas turmas de um Projeto Presença Esperança “Amizade e Vida”, com proposta de Escola de Tempo Integral, no qual as crianças frequentam em período do contra turno escolar. Tal Projeto está vinculado a uma Escola Municipal, atendendo alunos do ciclo I do Ensino Fundamental, e acontece em um bairro periférico de um município do interior paulista, iniciativa financiada pela Secretaria Municipal. Neste contexto é atendido, no período vespertino, um aluno com deficiência auditiva, matriculado no ensino regular, em um 4º ano dessa rede pública municipal. No total desse Projeto são atendidos 70 alunos, em dois turnos diferentes: manhã e tarde, com média de 35 alunos em cada período. No início deste ano letivo foi detectado a presença de um aluno especial (surdo) em uma das turmas. O mesmo encontrava-se inicialmente apático e muito disperso das atividades propostas. A partir daí, um olhar mais atento das profissionais da educação envolvidos, especialmente da gestão escolar, que solicitou juntamente a Secretaria Municipal da Educação providências sobre o caso. O Projeto passou a ser contemplado com a presença de um novo profissional, o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que foi oferecido por essa Secretaria. O mesmo, que também é deficiente auditivo, desde os seus sete anos de idade, passou a realizar conjuntamente com todos os profissionais um trabalho colaborativo nesse contexto com o objetivo de sanar as dificuldades do aluno deficiente, trabalhando de modo integral com todos os alunos também. Inicialmente o auxílio do profissional fora com relação às atividades desenvolvidas com a professora, naquele momento com uma comunicação falha, por meio de gestos amadores entre eles: aluno e professora. Posteriormente, a LIBRAS foi trabalhada e está sendo utilizado nessa realidade por todos. Têm sido visível a mudança de comportamentos do aluno especial, que tem se mostrado mais ativo e feliz na realização de suas atividades; além da própria realidade local. Podemos considerar com isso, que com a escola inclusiva todos podem se beneficiar.

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