“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38930 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 3830 "titulo" => "“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL" "resumo" => "O reconhecimento da importância da leitura para a formação dos alunos é aspecto compartilhado pelos docentes e demais profissionais que integram os quadros da escola municipal Marly Cid Almeida de Abreu (município de Itaboraí, RJ). Diante desse interesse comum e do reconhecimento da necessidade de estimular a prática de leitura aos alunos, foi criado o Projeto Semana Literária, período no qual confluem diversas práticas de produção textual e incentivo à leitura nas unidades escolares. Como parte das atividades do projeto, seguiu a apresentação de livros que marcaram a trajetória acadêmica de professores quando na condição de alunos do ensino médio e fundamental, recebendo, para tanto, apoio de professores de diversas disciplinas. Esta iniciativa teve como objetivo a troca de experiências entre professores e alunos. A apresentação das inúmeras experiências de leitura por professores aos alunos do ensino fundamental, especialmente das turmas dos 6º e 7º anos, resultou na produção de uma série de textos e de biografias. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto abarcaram ainda com a realização de um Café Literário na unidade de Itaboraí, que contou com a participação de um autor infanto-juvenil e de literatura jurídica especializada. Neste encontro, os alunos foram presenteados com alguns dos livros que marcaram a trajetória dos projetos e também alguns exemplares ofertados pelo autor. O encontro foi marcado por uma entrevista direta com o autor, seguida por um bate-papo com os alunos, os quais puderam tirar suas dúvidas, falar sobre seu interesse pela leitura, curiosidades e sobre o processo de produção de livros. Partindo de mais estímulo à leitura, os alunos foram então orientados na produção de biografias, algumas delas marcadas por ilustrações próprias associadas a percepção de sua identidade. Os textos produzidos foram expostos aos demais integrantes da comunidade escolar e organizados posteriormente em um livreto para registro e construção da memória escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3830_28062017194202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA TAVARE" "autor_email" => "pris_tavares2000@yahoo.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38930 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 196 "inscrito_id" => 3830 "titulo" => "“O LIVRO QUE EU LI”: PRÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL" "resumo" => "O reconhecimento da importância da leitura para a formação dos alunos é aspecto compartilhado pelos docentes e demais profissionais que integram os quadros da escola municipal Marly Cid Almeida de Abreu (município de Itaboraí, RJ). Diante desse interesse comum e do reconhecimento da necessidade de estimular a prática de leitura aos alunos, foi criado o Projeto Semana Literária, período no qual confluem diversas práticas de produção textual e incentivo à leitura nas unidades escolares. Como parte das atividades do projeto, seguiu a apresentação de livros que marcaram a trajetória acadêmica de professores quando na condição de alunos do ensino médio e fundamental, recebendo, para tanto, apoio de professores de diversas disciplinas. Esta iniciativa teve como objetivo a troca de experiências entre professores e alunos. A apresentação das inúmeras experiências de leitura por professores aos alunos do ensino fundamental, especialmente das turmas dos 6º e 7º anos, resultou na produção de uma série de textos e de biografias. As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto abarcaram ainda com a realização de um Café Literário na unidade de Itaboraí, que contou com a participação de um autor infanto-juvenil e de literatura jurídica especializada. Neste encontro, os alunos foram presenteados com alguns dos livros que marcaram a trajetória dos projetos e também alguns exemplares ofertados pelo autor. O encontro foi marcado por uma entrevista direta com o autor, seguida por um bate-papo com os alunos, os quais puderam tirar suas dúvidas, falar sobre seu interesse pela leitura, curiosidades e sobre o processo de produção de livros. Partindo de mais estímulo à leitura, os alunos foram então orientados na produção de biografias, algumas delas marcadas por ilustrações próprias associadas a percepção de sua identidade. Os textos produzidos foram expostos aos demais integrantes da comunidade escolar e organizados posteriormente em um livreto para registro e construção da memória escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3830_28062017194202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA TAVARE" "autor_email" => "pris_tavares2000@yahoo.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }