O referido estudo teve como finalidade investigar como e de que forma se dá a participação da família no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na pré-escola, descrevendo os mecanismos utilizados pela mesma na busca de inserir a família no seu contexto educacional. Dando ênfase ao modelo de sistema unificado entre família e escola no atendimento infantil, apoiando-se em uma perspectiva de desenvolvimento humano da teoria ecológica de Urie Bronfenbrenner, onde são analisados os ambientes em que a criança está inserida, descartando a dissociação entre eles. Ressaltando assim, a importância dessa dupla socialização, entre esses dois ambientes de desenvolvimento humano: escola e família. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola privada no município de Garanhuns/PE, onde forma entrevistados 42 (quarenta e dois) famílias, 1 (um) gestor escolar e 4 (quatro) professores da pré-escola, turmas de Infantil I e Infantil II, destinadas para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade. A metodologia utilizada nesse estudo foi a partir de uma abordagem mista, à qual se deu por mistura de técnicas qualitativas e quantitativas, além da pesquisa bibliográfica, onde buscamos suporte para compreender todas as informações coletadas no percurso da pesquisa. Onde se constatou que a relação família e escola é imprescindível, pois essa integração deve ser considerada de suma importância, ao depararmos diante do dilema de que é impossível analisar um só contexto quando falamos da aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas. Sendo assim, ambas buscam o mesmo desejo, o sucesso da criança em seus diferentes aspectos, e através de um modelo de responsabilidade compartilhada, contribuem de maneira positiva na formação social, cultural e emocional da criança.