Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa quali-quantitativa vinculada ao Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais no Ensino Superior: assistência estudantil, permanência e evasão (PAEES), desenvolvido na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2016 e se insere no âmbito da discussão sobre a evasão nas instituições de ensino superior público federal e de maneira específica nos cursos de Pedagogia. Os sujeitos participantes foram nove estudantes do curso de Pedagogia Matutina 2014 da Faculdade de Educação que não se encontravam matriculados no primeiro semestre de 2016. A questão central que norteou a investigação foi assim delimitada: Quais os fatores levaram os estudantes a se desvincularem de sua turma de origem? A partir do objetivo geral buscamos compreender as causas que levaram esses estudantes a não acompanharem a turma na qual se matricularam. Como instrumento e técnica de coleta de dados foram utilizados o questionário semiestruturado aplicado aos nove estudantes por meio aplicativo de rede social whatsapp, e a análise da lista de matrícula da turma de Pedagogia 2014 Matutina, objeto dessa investigação. Foi identificado que três estudantes se transferiram para o curso noturno para conciliar trabalho e estudo, uma declinou de turma por reprovações, uma solicitou transferência ex officio, mas continua cursando Pedagogia e quatro estudantes evadiram totalmente do ensino superior. Dentre as causas da evasão foram indicadas dificuldades financeiras para se manter no curso, pouca abrangência dos Programas de Assistência Estudantil e dificuldades de aprendizagem. Esses fatores isolados ou combinados podem nortear a tomada de decisão desses estudantes em evadir. As investigações realizadas no âmbito do PAEES têm fomentado discussões no Campus de Altamira com o objetivo de minimizar esse fenômeno e diminuir essas perdas.