A evasão escolar é compreendida como um fenômeno complexo que exige acompanhamento permanente e sistemático, identificação de possíveis fatores e estratégias de intervenção visando pelo menos minimizá-la. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais fatores que determinam a desistência e permanência no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba tomando por base as turmas dos anos de 2007 e 2008. Foi utilizada uma investigação quali-quantitativa realizada por meio de análises de documentos oficiais, bibliográfica e aplicação de questionários online para investigação das causas decisivas da evasão. Os principais motivos indicados como causadores da evasão foram os relacionados às dificuldades de adaptação à vida universitária e aspectos socioeconômicos, intimamente relacionados às dificuldades de conciliar trabalho e estudo, enquanto que os determinantes para a permanência e conclusão do curso se relacionavam ao desejo de seguir carreira acadêmica e à perspectiva de emprego. Para mitigar a evasão é importante que a universidade mantenha e aperfeiçoe os programas de monitoria e promova mais cursos de férias, auxiliando, assim, aqueles discentes que tem dificuldades em disciplinas fundamentais para o curso. Pode contribuir também para amenizar a evasão trazer professores mais experientes e com maior suporte didático para disciplinas iniciais do curso e para outras consideradas essenciais ou mais difíceis. Também seria interessante que a universidade lutasse junto ao poder público para que as bolsas de programas de incentivo à docência alcançassem valores que possibilitassem aos alunos de baixa renda o seu sustento, permitindo dedicação exclusiva ao curso. No mesmo sentido se faz importante a ampliação do apoio ao estudante como o aumento das vagas dos restaurantes universitários e das residências universitárias.