LIRA, Laís Melo et al.. As contribuições do ato de “ler bem” na formação docente. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3755>. Acesso em: 22/12/2024 04:43
O presente artigo tem por objetivo compreender as contribuições do ato de “ler bem” na formação docente. O professor é um mediador do processo de ensino aprendizagem, essa atividade requer do mesmo a apropriação da leitura para fundamentar a sua prática educativa. Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, a leitura da imagem, têm distanciado as pessoas do universo leitor. Vale realçar que os problemas sociais decorrentes da crise da urbanização subtrai o tempo das pessoas. O objetivo da pesquisa consiste em reconhecer a leitura como compromisso na formação docente, reconhecendo-a como elemento de reflexão para uma leitura crítica de mundo. Esta investigação trata-se de um estudo introdutório, bibliográfico. Este estudo tem como referência as ideias dos seguintes autores: Lima (2012), Franco e Guedin (2008), Freire (1989), Nóvoa (2009). Os resultados iniciais, mostram a necessidade do professor, interpretar e compreender para intervir na realidade social dos alunos.