Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS

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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: O objetivo do presente artigo é trazer alguns aspectos possibilitadores de reflexões referentes à formação docente, tanto formação inicial quanto formação continuada. A formação docente é um dos campos do conhecimento educacional mais discutido nas práticas institucionais pelo Brasil, nela são discutidos aspectos em torno da postura profissional que se cobra dos professores, levando em consideração mudanças sociais que influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizagem, ao qual o educador e o educando são sujeitos. É de suma importância a necessidade de haver uma formação continuada ao longo da carreira dos docentes, pois, os mesmos precisam estar em constante reconstrução do conhecimento, ou seja, em plena capacitação de sua estrutura conhecedora, para uma práxis mais inovadora e eficaz, e que a eficiência dessa prática, possa ser refletida no aprendizado do discente. Alguns questionamentos são feitos quanto à qualidade do ensino oferecido pelas instituições formadoras de docentes e sobre os resultados da má formação no cotidiano escolar. Relata o surgimento da formação continuada, seus benefícios, propostas e resultados quando colocada em prática em condições favoráveis ao desenvolvimento do educador. Esse trabalho surgiu da preocupação que muitos pós-graduados têm quanto à conclusão do curso e a formação continuada que deve acontecer logo em seguida, para torná-los cada vez mais atualizados e preparados para atuar com eficiência e qualidade. . Para a realização deste trabalho, fez-se um levantamento bibliográfico e uma reflexão aprofundada do tema em questão. Desta forma, chegou-se a conclusão de que, provavelmente, a formação continuada será significativa ao professor quando houver maior articulação entre teoria e prática. Além disso, percebeu-se que a formação continuada poderá ser capaz de provocar mudanças na postura e no fazer pedagógico dos professores quando, através dos programas de formação continuada, formarem-se profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar.

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