Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA OBRA DE IMMANUEL KANT

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, DISCIPLINA, PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO, KANT Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: em sua obra de mais destaque, “Sobre a Pedagogia”, o filósofo Polonês desenvolveu o seu pensamento no tocante a educação, enfatizando o seu poder na constituição do homem civilizado. Para o filósofo, o homem é um ser racional, onde a educação possibilitaria a humanidade a passagem de um “estado selvagem” para um “estado racional” da natureza humana. O homem é um ser educando e discípulo. Desta forma, a educação, através dos processos relativos a disciplina, terá um papel fundamental na transformação da animalidade em humanidade. Assim, em sua Pedagogia do Esclarecimento (AUFKLÄRUNG), Kant enfatiza a disciplina como a base de sustentação do processo que une a pedagogia e a ética, fundamental para a construção da moral humana, ou seja, do homem civilizado. Neste sentido, o presente artigo possui o objetivo de abordar as principais bases da Pedagogia do Esclarecimento proposta por Kant em seu livro “Sobre a Pedagogia”, abordando a união intrínseca entre a disciplina e a educação, fatores essenciais na formação da moral e nas relações humanas, pois o conhecimento verdadeiro se encontra pautado no exercício do pensamento e atitude crítica, isto é, quando as ações morais são realizadas por meio de uma consciência. O exercício da disciplina conduzida pelo educador representa o papel de orientar as atitudes do educando, de forma que possibilite mostrar seus limites nas relações estabelecidas com o mundo. Logo, a tarefa árdua da Pedagogia do Esclarecimento buscará, através de um processo educativo que se afasta de uma concepção mecânica de educação que visa o adestramento, a formação de um ser humano consciente de seus deveres perante a si e aos outros, como também no exercício de sua liberdade.

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