REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO EM MÚSICAS DE FORRÓ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO E LINGUÍSTICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1256 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO EM MÚSICAS DE FORRÓ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO E LINGUÍSTICO" "resumo" => "Como proposta deste trabalho buscamos analisar a representação de gênero nas músicas de forró, nesse caso em relação a mulher, juntamente com o estudo linguístico, que nos possibilita uma reflexão sobre a nossa sociedade e cultura sexista. Desde meados do século XX assistimos a luta do movimento feminista para desconstruir ideologias sexistas, mesmo assim elas perduram até os dias atuais, é o que veremos ao analisar algumas músicas de forró que colocam a figura feminina como algo comestível, a comparando com alimentos. Como objetivo principal analisaremos seis músicas de forró, que são: Mulher comprometida (Flávio José), Chupa que é de uva (Aviões do Forró), Tutti-Frutti (Calcinha Preta), Arte Culinária (Trio Nordestino), Segunda opção (Wesley Safadão) e O torrado da Lili (Luiz Gonzaga). Como base teórica utilizamos Halliday (1994), Halliday & Matthiessen (2004), Thompson (1996), para os estudos linguísticos, Geertz (1999), Kamel (2006), Saffiotti (1992), para os estudos antropológicos. A presente pesquisa, subordinada ao projeto principal Educação e Diversidade: Questões de Gênero e Cor no Acesso ao Ensino Superior a Upe – Mata Norte e vinculada ao CELLUPE. A base metodológica foi construída através de pesquisa qualitativa e quantitativa, pois é preciso buscar diferentes modalidades de coletas de informações por meio do programa computacional WordSmith Tools 5.0 (Scott, 2008) de análise linguística e de interpretação de dados, com base na Linguística Sistêmico-Funcional e do Letramento Literário e na Antropologia. É necessário desconstruir ideologias herdadas do passado, onde a mulher era vista como propriedade do seu marido, não podendo trabalhar fora do lar, mesmo com o surgimento de movimentos feministas ainda exista pensamentos similares nos dias atuais. A nossa pesquisa busca levar para o meio acadêmico a formação de leitores críticos, no caso os alunos da UPE –Mata Norte, que ao lerem ou escutarem uma música saiba analisar a mesma com uma outra visão, a de formadores de opinião concreta e não seres alienados pela sociedade machista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, REPRESENTAÇÕES, COMIDAS, MULHERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA7_ID1122_09092017222824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE MARIA DA SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "fpacheco328@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1256 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO EM MÚSICAS DE FORRÓ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO E LINGUÍSTICO" "resumo" => "Como proposta deste trabalho buscamos analisar a representação de gênero nas músicas de forró, nesse caso em relação a mulher, juntamente com o estudo linguístico, que nos possibilita uma reflexão sobre a nossa sociedade e cultura sexista. Desde meados do século XX assistimos a luta do movimento feminista para desconstruir ideologias sexistas, mesmo assim elas perduram até os dias atuais, é o que veremos ao analisar algumas músicas de forró que colocam a figura feminina como algo comestível, a comparando com alimentos. Como objetivo principal analisaremos seis músicas de forró, que são: Mulher comprometida (Flávio José), Chupa que é de uva (Aviões do Forró), Tutti-Frutti (Calcinha Preta), Arte Culinária (Trio Nordestino), Segunda opção (Wesley Safadão) e O torrado da Lili (Luiz Gonzaga). Como base teórica utilizamos Halliday (1994), Halliday & Matthiessen (2004), Thompson (1996), para os estudos linguísticos, Geertz (1999), Kamel (2006), Saffiotti (1992), para os estudos antropológicos. A presente pesquisa, subordinada ao projeto principal Educação e Diversidade: Questões de Gênero e Cor no Acesso ao Ensino Superior a Upe – Mata Norte e vinculada ao CELLUPE. A base metodológica foi construída através de pesquisa qualitativa e quantitativa, pois é preciso buscar diferentes modalidades de coletas de informações por meio do programa computacional WordSmith Tools 5.0 (Scott, 2008) de análise linguística e de interpretação de dados, com base na Linguística Sistêmico-Funcional e do Letramento Literário e na Antropologia. É necessário desconstruir ideologias herdadas do passado, onde a mulher era vista como propriedade do seu marido, não podendo trabalhar fora do lar, mesmo com o surgimento de movimentos feministas ainda exista pensamentos similares nos dias atuais. A nossa pesquisa busca levar para o meio acadêmico a formação de leitores críticos, no caso os alunos da UPE –Mata Norte, que ao lerem ou escutarem uma música saiba analisar a mesma com uma outra visão, a de formadores de opinião concreta e não seres alienados pela sociedade machista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, REPRESENTAÇÕES, COMIDAS, MULHERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA7_ID1122_09092017222824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE MARIA DA SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "fpacheco328@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }