Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO EM MÚSICAS DE FORRÓ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO E LINGUÍSTICO

Palavra-chaves: GÊNERO, REPRESENTAÇÕES, COMIDAS, MULHERES Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Como proposta deste trabalho buscamos analisar a representação de gênero nas músicas de forró, nesse caso em relação a mulher, juntamente com o estudo linguístico, que nos possibilita uma reflexão sobre a nossa sociedade e cultura sexista. Desde meados do século XX assistimos a luta do movimento feminista para desconstruir ideologias sexistas, mesmo assim elas perduram até os dias atuais, é o que veremos ao analisar algumas músicas de forró que colocam a figura feminina como algo comestível, a comparando com alimentos. Como objetivo principal analisaremos seis músicas de forró, que são: Mulher comprometida (Flávio José), Chupa que é de uva (Aviões do Forró), Tutti-Frutti (Calcinha Preta), Arte Culinária (Trio Nordestino), Segunda opção (Wesley Safadão) e O torrado da Lili (Luiz Gonzaga). Como base teórica utilizamos Halliday (1994), Halliday & Matthiessen (2004), Thompson (1996), para os estudos linguísticos, Geertz (1999), Kamel (2006), Saffiotti (1992), para os estudos antropológicos. A presente pesquisa, subordinada ao projeto principal Educação e Diversidade: Questões de Gênero e Cor no Acesso ao Ensino Superior a Upe – Mata Norte e vinculada ao CELLUPE. A base metodológica foi construída através de pesquisa qualitativa e quantitativa, pois é preciso buscar diferentes modalidades de coletas de informações por meio do programa computacional WordSmith Tools 5.0 (Scott, 2008) de análise linguística e de interpretação de dados, com base na Linguística Sistêmico-Funcional e do Letramento Literário e na Antropologia. É necessário desconstruir ideologias herdadas do passado, onde a mulher era vista como propriedade do seu marido, não podendo trabalhar fora do lar, mesmo com o surgimento de movimentos feministas ainda exista pensamentos similares nos dias atuais. A nossa pesquisa busca levar para o meio acadêmico a formação de leitores críticos, no caso os alunos da UPE –Mata Norte, que ao lerem ou escutarem uma música saiba analisar a mesma com uma outra visão, a de formadores de opinião concreta e não seres alienados pela sociedade machista.

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