Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37826
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 5060
    "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5060_05092017114029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JANETE"
    "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37826
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 5060
    "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5060_05092017114029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JANETE"
    "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Janete Paes de Macedo

    Não estou conseguindo visualizar o meu artigo e, eu preciso muito de fazer a leitura desse material.

    25/04/2022 22:01:49

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.