O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37826 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 5060 "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5060_05092017114029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37826 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 5060 "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO, RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5060_05092017114029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANETE PAES DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "JANETE" "autor_email" => "janetepaesdemacedo@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }