Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho discute sobre a importância da interdisciplinaridade e sua relação com práticas educativas voltadas para a consolidação da aprendizagem significativa em contextos pedagógicos da educação básica. As reflexões aqui apresentadas foram construídas a partir de uma revisão sistemática de literatura. Para tanto, foram analisados artigos publicados em um periódico especializado no tema, a Revista Interdisciplinaridade, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI do Programa de Pós-graduação em Educação/Currículo da PUC-SP. No processo de sistematização dos dados bibliográficos, são apresentadas três categorias de análise: 1) Interdisciplinaridade e contextualização do ensino para a aprendizagem significativa; 2) Experiências e práticas interdisciplinares na Educação Básica; 3) Desafios da prática interdisciplinar. Por meio destas categorias foi possível identificar pontos de intersecção nas ideias centrais discutidos nos textos mencionados. Ao todo, foram efetivamente analisados 11 trabalhos publicados no periódico entre os anos de 2010 e 2017. De modo geral, a partir das análises, é possível perceber que embora haja produções sobre a relação entre aprendizagem significativa e propostas interdisciplinares de ensino, é necessário avançar um pouco mais na temática, sobretudo por meio de uma discussão mais aprofundada sobre a relação entre aspectos teóricos e vivências contextualizadas, evitando-se que experiências consolidadas em contextos educativos sejam discutidas de forma meramente descritiva. Por outro lado, estudos têm demonstrado que a interdisciplinaridade pode contribuir para a efetiva consolidação de uma escola promotora do diálogo, que respeita as subjetividades de alunos e professores, estimulando a construção do conhecimento de forma colaborativa. Além disso, práticas interdisciplinares colaboram para que professores tenham a oportunidade de vivenciar experiências formadoras, ao tempo que favorecem aos alunos uma atuação plena no processo de construção de uma aprendizagem significativa.

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