Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLETINDO O TEMPO PEDAGÓGICO E A ROTINA NUMA PERSPECTIVA DE RECONSTRUÇÃO A PARTIR DE UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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      RESUMO\r\n
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      O presente artigo propõe ter um conhecimento de possíveis práticas reconstrução da rotina na Educação Infantil. É a partir de uma vivência de estágio supervisionado na Educação Infantil, no período 2016.2, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Campus II, que surge a inquietação de pesquisar e conhecer mais sobre a área. O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre o tempo pedagógico e a rotina na educação infantil, a partir de um relado de experiência, fazendo-se assim um estudo bibliográfico que possibilitou o aprofundamento do conhecimento do tempo pedagógica dando subsídios para compreender uma prática desenvolvida em uma turma de educação infantil na faixa etária de 2 anos a 2 anos e 6 meses. Diante da experiência aqui relatada, viabilizou a percepção de possibilidades de reconstrução da prática docente na educação infantil. Para o desenvolvimento do estágio, tiveram algumas etapas importantes: Contato com a instituição, caracterização da instituição e da turma, observação da rotina, elaboração do projeto de intervenção bem como sua efetivação e a socialização dos resultados. O projeto visou contribuir e acrescentar no fazer pedagógico, preenchendo o espaço e tempo ocioso na turma. Para obter mais informações da rotina a qual era desenvolvida pela professora e os bebês, além das observações que possibilitaram o registro de tais ações foi feito uma entrevista semi-estruturada com a docente. Os escritos deste artigo são referenciados em: Barbosa (2006), Bilória (2013), Costa (2008), Lancillotti (2010), Oliveira (2012), Pires (2015), Rodrigues (2009), Silva (2011) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), os quais dão suporte a prática docente. A intervenção resultou na aceitação pela docente de diversificação da rotina e da construção de novos espaços de aprendizagem, bem como despertou em todos os envolvidos neste estudo o interesse pelo aperfeiçoamento profissional nessa linha de estudo.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente artigo propõe ter um conhecimento de possíveis práticas reconstrução da rotina na Educação Infantil. É a partir de uma vivência de estágio supervisionado na Educação Infantil, no período 2016.2, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Campus II, que surge a inquietação de pesquisar e conhecer mais sobre a área. O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre o tempo pedagógico e a rotina na educação infantil, a partir de um relado de experiência, fazendo-se assim um estudo bibliográfico que possibilitou o aprofundamento do conhecimento do tempo pedagógica dando subsídios para compreender uma prática desenvolvida em uma turma de educação infantil na faixa etária de 2 anos a 2 anos e 6 meses. Diante da experiência aqui relatada, viabilizou a percepção de possibilidades de reconstrução da prática docente na educação infantil. Para o desenvolvimento do estágio, tiveram algumas etapas importantes: Contato com a instituição, caracterização da instituição e da turma, observação da rotina, elaboração do projeto de intervenção bem como sua efetivação e a socialização dos resultados. O projeto visou contribuir e acrescentar no fazer pedagógico, preenchendo o espaço e tempo ocioso na turma. Para obter mais informações da rotina a qual era desenvolvida pela professora e os bebês, além das observações que possibilitaram o registro de tais ações foi feito uma entrevista semi-estruturada com a docente. Os escritos deste artigo são referenciados em: Barbosa (2006), Bilória (2013), Costa (2008), Lancillotti (2010), Oliveira (2012), Pires (2015), Rodrigues (2009), Silva (2011) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), os quais dão suporte a prática docente. A intervenção resultou na aceitação pela docente de diversificação da rotina e da construção de novos espaços de aprendizagem, bem como despertou em todos os envolvidos neste estudo o interesse pelo aperfeiçoamento profissional nessa linha de estudo.

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