REFLETINDO O TEMPO PEDAGÓGICO E A ROTINA NUMA PERSPECTIVA DE RECONSTRUÇÃO A PARTIR DE UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38473 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 7474 "titulo" => "REFLETINDO O TEMPO PEDAGÓGICO E A ROTINA NUMA PERSPECTIVA DE RECONSTRUÇÃO A PARTIR DE UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente artigo propõe ter um conhecimento de possíveis práticas reconstrução da rotina na Educação Infantil. É a partir de uma vivência de estágio supervisionado na Educação Infantil, no período 2016.2, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Campus II, que surge a inquietação de pesquisar e conhecer mais sobre a área. O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre o tempo pedagógico e a rotina na educação infantil, a partir de um relado de experiência, fazendo-se assim um estudo bibliográfico que possibilitou o aprofundamento do conhecimento do tempo pedagógica dando subsídios para compreender uma prática desenvolvida em uma turma de educação infantil na faixa etária de 2 anos a 2 anos e 6 meses. Diante da experiência aqui relatada, viabilizou a percepção de possibilidades de reconstrução da prática docente na educação infantil. Para o desenvolvimento do estágio, tiveram algumas etapas importantes: Contato com a instituição, caracterização da instituição e da turma, observação da rotina, elaboração do projeto de intervenção bem como sua efetivação e a socialização dos resultados. O projeto visou contribuir e acrescentar no fazer pedagógico, preenchendo o espaço e tempo ocioso na turma. Para obter mais informações da rotina a qual era desenvolvida pela professora e os bebês, além das observações que possibilitaram o registro de tais ações foi feito uma entrevista semi-estruturada com a docente. Os escritos deste artigo são referenciados em: Barbosa (2006), Bilória (2013), Costa (2008), Lancillotti (2010), Oliveira (2012), Pires (2015), Rodrigues (2009), Silva (2011) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), os quais dão suporte a prática docente. A intervenção resultou na aceitação pela docente de diversificação da rotina e da construção de novos espaços de aprendizagem, bem como despertou em todos os envolvidos neste estudo o interesse pelo aperfeiçoamento profissional nessa linha de estudo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROTINA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7474_11092017194821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA GIOVANA DE MATOS" "autor_nome_curto" => "PAULA GIOVANA" "autor_email" => "paullagiovanna-si@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38473 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 7474 "titulo" => "REFLETINDO O TEMPO PEDAGÓGICO E A ROTINA NUMA PERSPECTIVA DE RECONSTRUÇÃO A PARTIR DE UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente artigo propõe ter um conhecimento de possíveis práticas reconstrução da rotina na Educação Infantil. É a partir de uma vivência de estágio supervisionado na Educação Infantil, no período 2016.2, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Campus II, que surge a inquietação de pesquisar e conhecer mais sobre a área. O objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre o tempo pedagógico e a rotina na educação infantil, a partir de um relado de experiência, fazendo-se assim um estudo bibliográfico que possibilitou o aprofundamento do conhecimento do tempo pedagógica dando subsídios para compreender uma prática desenvolvida em uma turma de educação infantil na faixa etária de 2 anos a 2 anos e 6 meses. Diante da experiência aqui relatada, viabilizou a percepção de possibilidades de reconstrução da prática docente na educação infantil. Para o desenvolvimento do estágio, tiveram algumas etapas importantes: Contato com a instituição, caracterização da instituição e da turma, observação da rotina, elaboração do projeto de intervenção bem como sua efetivação e a socialização dos resultados. O projeto visou contribuir e acrescentar no fazer pedagógico, preenchendo o espaço e tempo ocioso na turma. Para obter mais informações da rotina a qual era desenvolvida pela professora e os bebês, além das observações que possibilitaram o registro de tais ações foi feito uma entrevista semi-estruturada com a docente. Os escritos deste artigo são referenciados em: Barbosa (2006), Bilória (2013), Costa (2008), Lancillotti (2010), Oliveira (2012), Pires (2015), Rodrigues (2009), Silva (2011) e nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), os quais dão suporte a prática docente. A intervenção resultou na aceitação pela docente de diversificação da rotina e da construção de novos espaços de aprendizagem, bem como despertou em todos os envolvidos neste estudo o interesse pelo aperfeiçoamento profissional nessa linha de estudo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROTINA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7474_11092017194821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA GIOVANA DE MATOS" "autor_nome_curto" => "PAULA GIOVANA" "autor_email" => "paullagiovanna-si@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }