Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES."

Palavra-chaves: Pedagogia Hospitalar, Criança, Brincar Comunicação Oral 13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 1834
    "titulo" => "“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES.""
    "resumo" => "Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Criança, Brincar"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d757719ed7c2b66dd17dcee2a3cb29f4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA BANDEIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "ana_claudia_pdf@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 1834
    "titulo" => "“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES.""
    "resumo" => "Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Criança, Brincar"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d757719ed7c2b66dd17dcee2a3cb29f4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA BANDEIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "ana_claudia_pdf@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.