“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES."
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 1834 "titulo" => "“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES."" "resumo" => "Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Criança, Brincar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d757719ed7c2b66dd17dcee2a3cb29f4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA BANDEIRA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "ana_claudia_pdf@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 1834 "titulo" => "“O LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR: ALGUMAS REFLEXÕES."" "resumo" => "Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Pedagogia hospitalar, Criança, Brincar" "idioma" => "Português" "arquivo" => "d757719ed7c2b66dd17dcee2a3cb29f4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA BANDEIRA PESSOA" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "ana_claudia_pdf@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }