Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: História, Linguagem, Ensino, Cinema Comunicação Oral 18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 222
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "História, Linguagem, Ensino, Cinema"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "616b57e00027f97ebae2876f0e12e60c_1851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL LIMA"
    "autor_email" => "sml176@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 222
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "História, Linguagem, Ensino, Cinema"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "616b57e00027f97ebae2876f0e12e60c_1851.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL LIMA"
    "autor_email" => "sml176@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.