O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia.