Na busca de compreender, o porquê de muitos alunos chegarem ao Ensino Fundamental Menor, sem que tenham desenvolvido o processo de leitura e escrita, foi o que nos motivou a pesquisar como os professores das séries iniciais estão aplicando os seus métodos e práticas de ensino nas salas de aula, para isso utilizou-se a pesquisa qualitativa com o intuito de coletar dados diante de tal realidade. Tendo em vista que, até o determinado momento, pôde-se perceber que inúmeras são as dificuldades apresentadas pelos docentes em adequar-se a essas novas metodologias e técnicas, principalmente no que se refere ao intercâmbio entre as vivencias inerentes a cada aluno e a realidade da sala de aula. O estudo foi baseado na concepção dialética da pesquisa, dessa forma, foram utilizados relatórios, estudo de caso, revisões literárias, observações e entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos em questão. Em decorrência dos fatos analisados haverá várias contribuições diante dos debates e esclarecimento a cerca dos possíveis problemas que envolvem as práticas, os procedimentos e o processo de ensino-aprendizagem na alfabetização.