TRAVESSIAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ILHAS DE BELÉM E COTIJUBA E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR(A)ES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38715 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4052 "inscrito_id" => 8670 "titulo" => "TRAVESSIAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ILHAS DE BELÉM E COTIJUBA E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR(A)ES" "resumo" => "Este trabalho descreve duas experiências de uma bolsista de iniciação científica do projeto “Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições” – AMAR, financiado pelo Programa Observatório da Educação CAPES/MEC/INEP, que oportunizou momentos de experiências e trocas de saberes entre professoras em serviço e professoras em formação inicial, em um ambiente marcado pela diversidade de aprendizagens. Para a produção do artigo utilizamos como recurso principal a memória das atividades realizadas nas escolas das comunidades ribeirinhas localizadas em Belém e Cotijuba, enfocando o ensino de matemática envolta na metáfora da travessia do rio até as escolas. Buscamos inicialmente evidenciar as atitudes pedagógicas que foram tomadas em sala no início da formação inicial e as dificuldades que encontradas em utilizar o erro como algo positivo para o crescimento acadêmico. Para a análise, refletimos sobre as experiências obtidas no âmbito da iniciação científica ressaltando que o contato em sala de aula foi de grande importância para a construção profissional, o que pode ser esclarecido analisando as metodologias de ensino tomadas a partir da análise das primeiras experiências e da relação teoria e prática, discutida nas reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica -GEMAZ. Para evidenciar o crescimento acadêmico, relatamos duas atividades realizadas em distintas unidades pedagógicas buscando mostrar como é possível desenvolver uma aula de matemática diferenciada e de modo atrativo para as crianças, incentivando a criatividade e a curiosidade na busca de novos saberes. Esses momentos contribuíram também para a aprendizagem docente, tendo em vista que a autora principal desse trabalho foi aluna do curso de pedagogia. Concluímos evidenciando a importância de comunicar a outros os possíveis “saberes e fazeres” e destacando que a experiência, além de se tornar material de reflexão, também se torna conhecimento acumulado para futuras práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8670_16102017163845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CHAGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BARBARA CHAGAS" "autor_email" => "chagasbeh@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38715 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4052 "inscrito_id" => 8670 "titulo" => "TRAVESSIAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ILHAS DE BELÉM E COTIJUBA E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR(A)ES" "resumo" => "Este trabalho descreve duas experiências de uma bolsista de iniciação científica do projeto “Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições” – AMAR, financiado pelo Programa Observatório da Educação CAPES/MEC/INEP, que oportunizou momentos de experiências e trocas de saberes entre professoras em serviço e professoras em formação inicial, em um ambiente marcado pela diversidade de aprendizagens. Para a produção do artigo utilizamos como recurso principal a memória das atividades realizadas nas escolas das comunidades ribeirinhas localizadas em Belém e Cotijuba, enfocando o ensino de matemática envolta na metáfora da travessia do rio até as escolas. Buscamos inicialmente evidenciar as atitudes pedagógicas que foram tomadas em sala no início da formação inicial e as dificuldades que encontradas em utilizar o erro como algo positivo para o crescimento acadêmico. Para a análise, refletimos sobre as experiências obtidas no âmbito da iniciação científica ressaltando que o contato em sala de aula foi de grande importância para a construção profissional, o que pode ser esclarecido analisando as metodologias de ensino tomadas a partir da análise das primeiras experiências e da relação teoria e prática, discutida nas reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica -GEMAZ. Para evidenciar o crescimento acadêmico, relatamos duas atividades realizadas em distintas unidades pedagógicas buscando mostrar como é possível desenvolver uma aula de matemática diferenciada e de modo atrativo para as crianças, incentivando a criatividade e a curiosidade na busca de novos saberes. Esses momentos contribuíram também para a aprendizagem docente, tendo em vista que a autora principal desse trabalho foi aluna do curso de pedagogia. Concluímos evidenciando a importância de comunicar a outros os possíveis “saberes e fazeres” e destacando que a experiência, além de se tornar material de reflexão, também se torna conhecimento acumulado para futuras práticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AUTOBIOGRAFIA, METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8670_16102017163845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CHAGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BARBARA CHAGAS" "autor_email" => "chagasbeh@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }